Notícias CEAPE

CEAPE recebe aprovada em concurso do TCE/RS

Escrito por CEAPE/TCE-RS | 05 de Ago de 2015 às 12:30
Aline Klein esteve em visita ao CEAPE

O CEAPE recebeu a visita de Aline Klein, aprovada no último concurso do TCE/RS para a vaga de APE - Economista. Ela procurou a entidade para manifestar a preocupação com a sua nomeação, já que a vaga está aberta há dois meses, após a última aposentadoria ocorrida em 3 de junho.

 
Notícias CEAPE

Assembleia geral decide pela criação do CEAPE-Sindicato

Escrito por CEAPE/TCE-RS | 04 de Ago de 2015 às 16:00
Assembleia geral decide pela criação do CEAPE-Sindicato

Os Auditores do Tribunal de Contas decidiram criar o CEAPE-Sindicato. A decisão ocorreu na sexta-feira (31/7) em assembleia da categoria realizada no auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Contas, na Capital. Após intenso debate, por 100 votos a favor e 71 contrários, venceu a proposta de fundação do sindicato que irá representar os interesses dos Auditores Externos, ativos e aposentados, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.
A assembleia aprovou ainda o estatuto social da nova entidade e a filiação à Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil - FENASTC e à União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública.
Também foi eleita a nova diretoria do sindicato que ficou assim composta: Josué Martins (Presidente); Ricardo Silva de Freitas (Vice-presidente); Ricardo Decesaro da Silva (Administrativo e Financeiro); Romano Scapin (Jurídico); Marco Antônio K. Teixeira (Técnico); Renata Agra Balbueno (Política sindical, imprensa e divulgação); Mark Ramos Kuschick (Integração social, cultural e esportiva) e Jaime Nunes Bezerra (Aposentados, previdência e saúde).
Foram definidos também os membros do Conselho Deliberativo: Flávia B. Martins, Jaquelina M. Rovaris, Cesar Luciano Filomena, Claudio Tito Gutierrez, Roberto M Sanchotene, Carlos Armando N. Dias, Márcio Nunes Araújo, Kenman C. Yung, Amauri Perusso (efetivos), Luís Fernando A. de Freitas, Agemir Marcolin Júnior e Débora Brondani da Rocha (suplentes). Para o Conselho Fiscal foram eleitos: Harti Nadir Schreiner, Paulo Roberto dos S. Assunção, Flavio Maia (efetivos), Sandra Alves S. e Silva, Everaldo Raninchescki e Gilvane Amorim Oliveira (suplentes).
A criação do CEAPE-Sindicato é o ápice de uma longa jornada de debates que se iniciaram ainda no final de 2014, quando o CEAPE produziu e publicou um informe sobre a decisão dos seus Conselhos (Diretor, Deliberativo e Fiscal) de formar um sindicato de Auditores no TCE/RS. Foi anunciada a constituição de uma comissão de criação do Sindicato (composta pelos APEs Josué Martins, Mark Ramos Kuschick e Ricardo Silva de Freitas) e o CEAPE se comprometeu em efetuar um amplo processo de discussão sobre a política que deveria presidir o nascimento da nova Entidade, assim como a abrangência de sua representação.
Ao longo de 2015, a comissão reuniu-se com todos os Serviços Regionais de Auditoria e com diversos setores da Sede.
Motivados pela iniciativa do CEAPE, organizou-se um grupo para discutir a criação de uma entidade mais abrangente, que contemplasse todos os servidores efetivos do TCE, motivo pelo qual a intenção inicial de criar o CEAPE-SINDICATO no dia 25/06/2015, data dos 30 anos do CEAPE, foi adiada. Nesse período, várias mensagens puderam ser trocadas entre os colegas, havendo abrangente e suficiente discussão sobre o tema.
Este processo, reconhecidamente democrático, culminou com uma reunião entre os Auditores no dia 25/06, amplamente divulgada. Convidados, participaram e puderam argumentar os membros da segunda comissão, naquele momento integrada apenas por colegas Oficiais de Controle Externo.
Com o Auditório Francisco Juruena lotado, foram ouvidos os argumentos das duas comissões e os Auditores Públicos Externos do TCE soberanamente decidiram acolher o indicativo dos Conselhos do CEAPE: a luta pela Independência da Auditoria, as Campanhas de Conselheiro Cidadão e as políticas indicadas pelo Governo Sartori ao conjunto dos servidores públicos estão a exigir uma entidade mais robusta, um Sindicato de Auditores, agora definidamente criado em assembleia da categoria.

 
Notícias CEAPE

União Gaúcha repudia parcelamento dos salários dos servidores

Escrito por União Gaúcha | 04 de Ago de 2015 às 14:04
União Gaúcha repudia parcelamento dos salários dos servidores

A União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, entidade que congrega 29 associações e sindicatos do serviço público do Rio Grande do
Sul, vem a público conclamar a sociedade gaúcha à reflexão sobre o gravíssimo momento vivido no Estado do Rio Grande do Sul.

 

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade