Notícias CEAPE

Vice-presidente do CEAPE-Sindicato participa de Congresso em Boston

Filipe Leiria apresentou artigo sobre Previdência Social

Escrito por CEAPE-Sindicato17 de Mai de 2019 às 15:42
Notícias CEAPE
.
 
 

O vice-presidente do CEAPE-Sindicato, Filipe Costa Leiria, teve um artigo selecionado para ser apresentado no Congresso da LASA 2019, que ocorrerá na cidade de Boston, Massachussets (EUA), de 24 a 27 de maio. O artigo analisa a experiência brasileira na Previdência Social focando na questão da capitalização como política pública. Após a leitura e crítica dos pesquisadores integrantes do painel, o artigo sofrerá ajustes, sendo a partir de então publicizado em sua versão final.

Sobre a LASA

A Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA - Latin American Studies Association) é a maior associação profissional do mundo composta de indivíduos e instituições dedicadas ao estudo da América Latina. Com mais de 12.000 sócios, mais de 65% dos quais residindo fora dos Estados Unidos, a LASA é uma associação que reúne especialistas de todas as disciplinas e profissões que dedicam-se ao estudo da América Latina em todo o mundo.


Sobre o Congresso 2019


O ensaio “Nuestra América”, de José Martí, foi publicado em 1891 em Nova York e na Cidade do México em resposta à primeira Conferência Pan-americana, de 1890, que propôs o pan-americanismo como modo de conectar as Américas do Sul e do Norte. O Congresso 2019 invoca e expande a mensagem de “Nuestra América” a fim de promover uma visão hemisférica da justiça e da inclusão em uma era em que a política global é com demasiada frequência construída em torno de muros e fronteiras vigiadas, e não no incentivo à justiça social e à democracia.

O congresso ocorrerá em Boston, Massachussetts, o local de elementos-chave na revolução que resultou na independência dos EUA e - dentre outros episódios notáveis na “era das revoluções,” incluindo a revolução haitiana que aboliu a escravatura - definiu a base para ideias contemporâneas de democracia e justiça.

“Nuestra América: Justiça e Inclusão” aponta para os desafios colocados por questões sociais, econômicas, raciais, étnicas, de gênero, sexualidade e de outras espécies; para a necessidade de promover soluções criativas para superá-los; para a importância da academia, do ativismo e da política neste sentido; para a relevância das alterações demográficas que tornam pessoas historicamente marginalizadas uma maioria no continente, e para o reconhecimento de suas amplas contribuições culturais, linguísticas, políticas, sociais e econômicas. Saiba mais em https://lasaweb.org/pt/lasa2019/

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade