Destaque na Mídia

Uma lupa sobre os 33 tribunais de contas do país

Escrito por Informe Especial13 de Set de 2022 às 10:57
Destaque na Mídia
.
 
 

Responsáveis por fiscalizar os gastos públicos no Brasil, os 33 tribunais de contas do país - incluindo a Corte no Rio Grande do Sul - estão passando por um processo de avaliação com o exame de mais de 400 itens. Chamado de "marco de medição de desempenho", o trabalho é uma tentativa de "olhar com lupa" a forma como atuam os principais órgãos de controle brasileiros.

Pode parecer um tema árido e distante do dia a dia, mas não é. Cabe a esses tribunais evitar o mau uso do dinheiro de quem paga impostos e impedir fraudes. Por isso é tão importante saber como atuam. São transparentes? A fiscalização segue um padrão? Há lacunas? Há exemplos que podem ser replicados e adotados em todos os Estados? Todas essas questões serão respondidas.

- A intenção é identificar a realidade de cada tribunal e examinar como procedem na fiscalização aos jurisdicionados. O objetivo, com isso, é melhorar a atuação com o apoio dos próprios órgãos. Todos, inclusive o TCU, se dispuseram a participar - explica o gaúcho Cezar Miola (foto), à frente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Coordenado pela entidade, o levantamento tem a certificação externa da Fundação Vanzolini, ligada à Universidade de São Paulo (USP). A última análise do tipo ocorreu em 2019. Desde então, devido à pandemia, o escrutínio não era realizado, o que torna o esforço atual ainda mais relevante. Desde agosto, 20 tribunais já receberam visitas técnicas. A previsão é de que o trabalho in loco termine no próximo dia 30. O diagnóstico final sobre a qualidade e a agilidade do controle externo será conhecido em novembro.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade