Notícias CEAPE

TCE-RS tem novo presidente

Marco Peixoto foi empossado nesta quarta-feira

Escrito por Ceape TCE/RS16 de Dez de 2015 às 15:39
Notícias CEAPE
A solenidade de Posse ocorreu no auditório Romildo Bolzan, na sede do TCE-RS.
 
 

O conselheiro Marco Peixoto foi eleito e empossado nesta quarta-feira (16/12) como Presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS). Seguindo a tradição da Corte de rodízio por antiguidade, por unanimidade, os conselheiros também elegeram para vice-presidente, Iradir Pietroski; na 2ª vice-presidência assume Adroaldo Loureiro e como Corregedor, Estilac Xavier. O ex-presidente Cezar Miola será o Ouvidor do TCE-RS e o presidente da 1ª Câmara, Algir Lorenzon e da 2ª Câmara, Pedro Poli de Figueiredo. A eleição ocorreu no Plenário Gaspar Martins, na sede do TCE-RS, na Capital, seguida pela solenidade de Posse, no auditório Romildo Bolzan.

Na sua despedida, o conselheiro Cezar Miola, que ficou quatro anos à frente do TCE-RS, lembrou que diante das mudanças significativas pelas quais passa o país, os Tribunais de Contas assumem papel importante, não só no controle da aplicação dos recursos públicos, mas da sua eficiência. Ele ressaltou os importantes trabalhos de autoria,  estudos e levantamentos feitos, durante sua gestão, na área da Educação Infantil para o cumprimento da criação de vagas em creches, do Transporte Escolar,  do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e do Diagnóstico dos Conselhos Tutelares, entre outros.   Lembrou ainda a importância de iniciativas desenvolvidas nas áreas da fiscalização, transparência, modernização, fortalecimento do controle externo, qualificação dos servidores e agentes políticos e diálogo com a sociedade.

Em seu discurso de posse, Marco Peixoto agradeceu a confiança e lembrou a importância e o papel do TCE-RS quando orienta os gestores no uso dos recursos públicos. "Neste ano, fiscalizamos 54 bilhões de reais, sendo 34 bilhões na esfera estadual e 20, na órbita municipal" lembrou, salientando que o Tribunal estará lado a lado da Assembleia Legislativa, do Ministério Público, do Poder Judiciário e da Defensoria, numa força tarefa a favor do Rio Grande. 

No âmbito interno, Peixoto disse que dará atenção especial aos servidores da casa. "Estamos todos no mesmo barco, com o mesmo objetivo", ressaltou afirmando que seu gabinete estará sempre de portas abertas para receber os servidores no momento adequado. Com relação à atuação externa, destacou que o TCE-RS quer ser ainda mais efetivo, mais humano, "que atue para além da aplicação das normas, na prevenção, depois na orientação e só então no julgamento das contas". Destacou ainda que estará à frente do TCE-RS , mas fará uma gestão compartilhada,  contando com a experiência dos demais conselheiros.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade