Destaque na Mídia

Programa de reabilitação do Centro é aprovado

Escrito por Jornal Zero Hora25 de Nov de 2021 às 10:26
Destaque na Mídia
.
 
 

O projeto de lei da prefeitura de Porto Alegre que institui o Programa de Reabilitação do Centro Histórico foi aprovado pelos vereadores, em sessão extraordinária, na noite de ontem. A proposta recebeu 26 votos favoráveis e 10 contrários. Após aprovação da Câmara Municipal, o programa segue agora para a sanção do prefeito Sebastião Melo.

- A aprovação do plano é fundamental para a retomada do desenvolvimento econômico e social e da convivência urbana do Centro. E esse crescimento não se faz sem atração de mais moradores e investimentos, o que esse novo conjunto de regras vai permitir - celebrou o prefeito.

A proposta visa à criação de instrumentos legais para recuperação e transformação urbanística do Centro Histórico e atrair novos empreendimentos para a região, especialmente os residenciais. A meta é dobrar o número de moradores no Centro.

O texto prevê a liberação 1,180 milhão de metros quadrados em potencial construtivo, que é o limite para construção. A modificação faz parte do processo de revisão do Plano Diretor da Capital.

Também está prevista a isenção do pagamento para construir além do limite preestabelecido para cada terreno, nos primeiros três anos, na área junto às avenidas Mauá, Júlio de Castilhos e Voluntários da Pátria. Os recursos pela aquisição do solo criado poderão ser transformados em contrapartidas para melhorar praças e espaços públicos no Centro.

Uma série de critérios foi estabelecida para as empresas interessadas em investir no Centro, como adoção do uso misto (residencial e comercial), qualificação do passeio na frente ou da fachada, o atendimento da demanda habitacional prioritária, investimento em ações sustentáveis, requalificação ou restauração do patrimônio histórico, utilização de cobertura verde e ações em segurança pública nas edificações.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade