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Nossa Matriz de Transporte

Leia artigo de João Neutzling Jr.

Escrito por João Neutzling Jr.*29 de Jan de 2024 às 11:19
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Um dos mais graves problemas do nosso país, entre outros, é a matriz de transporte nacional. O transporte de cargas e pessoas pode ser feito por meio rodoviário, aéreo, ferroviário, navegação de cabotagem (na costa marítima ligando portos nacionais), entre outros. Em breve teremos transporte via drone.

Ocorre que no Brasil, sucessivos governos desconsideraram a via ferroviária como elemento chave para transporte de cargas bem como fator de integração nacional.
Optou-se pelo transporte rodoviário que é muito mais dispendioso e causa de inúmeros acidentes com dezenas mortes todo ano.

Os EUA são um país que soube espalhar sua malha ferroviária em um formato teia de aranha abrangendo todas as principais regiões e conectando as regiões produtoras de bens aos centros consumidores de forma ágil e eficiente. Sua malha ferroviária atinge 225 mil km enquanto o Brasil tem apenas 29 mil km, ou seja, sete vezes menos. A Índia, com menos da metade da área física brasileira, tem mais que o dobro de ferrovias: 63 mil km.

O apogeu do sistema ferroviário nacional foi em 1960 com 38 mil km de ferrovias. Desde então nossa malha ferroviária só encolheu. Enquanto isso, outros países continuam a usar as ferrovias como meio básico de transporte como se nota na tabela abaixo:

Dos países observados, o Brasil é o que mais usa transporte rodoviário de cargas em detrimento do ferroviário. A Rússia, por exemplo, usa apenas 8% do meio rodoviário como meio de transporte de cargas usando maciçamente o meio ferroviário. O mesmo fazem EUA, Austrália e China.

Quais são as vantagens do meio rodoviário? É mais interessante para pequenas distâncias, manuseio da carga é mais rápido, etc. Mas tem muitas desvantagens tais como baixa capacidade de carga, alcance de pouca distância, maiores chances de roubo de carga e acidentes, custo de frete é maior, a capacidade de tração de carga é bastante reduzida, os caminhões têm elevado grau de poluição ao meio ambiente, malha rodoviária deve estar constantemente em manutenção gerando despesa ao governo, etc.

No transporte ferroviário temos como vantagens: grande capacidade no transporte de cargas e passageiros; é mais econômico que o rodoviário; possui diversas opções energéticas (vapor, diesel, eletricidade); material rodante é de longa duração; os trens modernos podem atingir grandes velocidades e estimula o desenvolvimento das indústrias de base além de favorecer o turismo.

Os mais antigos devem se lembrar da viagem de trem até a praia do Cassino em Rio Grande nos anos 50 e 60 feitas com segurança e pontualidade.

A mudança na nossa matriz de transporte, com ênfase no meio ferroviário, é portanto, elemento sine qua non do desenvolvimento econômico sustentável e do progresso nacional.

* Economista, Bacharel em Direito, Mestre em Educação, Auditor Estadual, Professor e Pesquisador.

 

   

 

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