Notícias CEAPE

Mais de 200 auditores participam do Curso de Aperfeiçoamento

Escrito por Ceape TCE/RS18 de Jun de 2013 às 12:23
Notícias CEAPE
.
 
 


    Em parceria com o Ceape TCE-RS e a ASTC, a Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC) iniciou nesta segunda-feira, 17, o Curso de Aperfeiçoamento de Auditores do TCE/RS. O evento, que reúne mais de 200 auditores de todas as regionais, e da sede do tribunal, se encerra no próximo dia 21. Nesta parceria entre as entidades, coube ao Ceape uma participação na formulação do programa e a organização das Oficinas Temáticas do evento.

   Ao recepcionar os colegas, na abertura do encontro, o presidente do TCE-RS, conselheiro Cezar Miola, simbolicamente, associou a realização do curso aos 25 anos da Constituição Cidadã e aos 20 anos da Lei de Licitações. Miola também resgatou um encontro promovido pela Ceape TCE-RS, para debater a então nascente Lei de Licitações: " Penso que foi o primeiro debate público sobre esse tema", avaliou o presidente. Miola identificou o TCE com as mudanças em curso na área pública e chamou a atenção para a inquietude dos movimentos sociais, que cobram melhores serviços do poder público. “A sociedade mudou e o tribunal mudou nesse período”, alertou o conselheiro.

  O Diretor da ESGC, Auditor Sandro Bergue, defendeu o acontecimento como “a troca de saberes entre os Auditores e a possibilidade de ganhos com a presença de convidados”. No primeiro dia do curso foram apresentados temas como: as Contas de Governo e Contas de Gestão, perspectiva de integração com a auditoria; Diretrizes da Direção de Controle e Fiscalização sobre o Plano Operacional (PO) 2013; Comissão do Plano de Cargos e Salários, estágio atual dos estudos e Consequência da Disponibilização dos Trabalhos de Auditoria para o cidadão, em atendimento à Lei de Acesso à Informação.

    No período da manhã houve uma apresentação destes temas para todos os participantes no Auditório Romildo Bolzan. À tarde os Auditores foram divididos em nove grupos para as oficinas temáticas sobre as questões apresentadas, com liberdade para a inclusão de assuntos que entedessem relevantes para a categoria, para o Tribunal e para a sociedade. Para o diretor Técnico do Ceape TCE-RS, APE, Josué Martins trata-se da repetição de uma fórmula que deu muitos bons frutos no passado, quando eram organizados encontros técnicos, “o espaço de diálogo direto entre os servidores constrói consciência critica, prepara os auditores para as mudanças em curso e organiza o Tribunal para esta nova realidade":  “Optamos pelas oficinas para que todos possam se expressar”, assegurou o dirigente.

   O presidente do Ceape TCE-RS e da Fenastc, Amauri Perusso definiu o atual momento como uma uma construção do Tribunal de Contas do amanhã: "Cada vez mais transparente e  integrado com a sociedade”, concluiu Perusso.

 

Foto: Claudir Tigre/ASCOM TCE-RS

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade