Notícias CEAPE

Integra Informativo União Gaúcha

Escrito por Ceape TCE/RS26 de Abr de 2013 às 13:08
Notícias CEAPE
.
 
 
Qual o motivo deste anúncio?
Imprimir tudo
Nova janela

Informativo União Gaúcha - Nº 3



 

INFORMATIVO ELETRÔNICO - EDIÇÃO Nº  3 - VEICULADO EM 26/04/2013

 

"Defendemos a Previdência Pública" declara presidente do IPE em reunião com a União Gaúcha  

  

Conforme noticiado, o presidente da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, Pio Giovani Dresch, visitou o presidente do Instituto de Previdência do Estado (IPE), Valter Morigi, em 18/4. O encontro foi motivado pela busca de um maior entendimento entre Governo e servidores na gestão da instituição.  

Pio Dresch mencionou a existência de uma série de pontos de encontro entre a União Gaúcha e o Governo na condução do Instituto, e que estes muitas vezes ficam prejudicados por causa de divergências pontuais.  

Os dirigentes da União Gaúcha e do IPE concordaram com a necessidade de superar impasses que ocorrem no Conselho Deliberativo da entidade, como modo de buscar uma convergência de ações. Pio Dresch destacou a satisfação pelo pronunciamento público de Morigi contra a implantação da Previdência Complementar no Estado, feito no programa Esfera Pública, na Rádio Guaíba, em 09/04.  

O presidente do IPE havia recentemente entregue ao ministro da Previdência, Garibaldi Alves, nota do Conselho Nacional de Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev) em apoio à Previdência Complementar, mas fez questão de ressaltar que é contra a proposta.  

Debate sobre Previdência Complementar está afastado  

No fim do encontro o presidente do IPE reforçou a posição. “Defendemos a Previdência Pública, fizemos passos para construirmos aqui o regime de capitalização, e pensamos que a questão do debate sobre Previdência Complementar está afastado. Estamos trabalhando para que a nossa Previdência seja fortalecida e esteja cada vez melhor.”  

Para o presidente da União Gaúcha a declaração de Morigi aponta a perspectiva de aproximação entre servidores e Governo num ponto crucial da luta da entidade, que é a preservação da Previdência Pública.  

Os dirigentes combinaram de pautar uma nova conversa envolvendo outros assuntos importantes referentes à previdência e ao IPE-Saúde. Participou da reunião o chefe de gabinete da Presidência do IPE, César Bento Filho.  

  

Fonte: Imprensa/AJURIS  

  

Presidente da Assembleia Legislativa confirma presença no ato público pela revisão das dívidas com a União  

  

O presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Pedro Westphalen, garantiu sua presença no ato nacional pela revisão da dívida pública dos Estados, evento apoiado pela União Gaúcha, que reunirá deputados, senadores e centenas de entidades na sede nacional da OAB, em Brasília, no próximo dia 15 de maio.  

A garantia foi dada à direção do Centro dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado/RS (Ceape) que oficializou, nesta quarta-feira, 24/04, o convite ao parlamentar. Aos dirigentes do Ceape - presidente Amauri Perusso, vice-presidente Ricardo Freitas e diretor técnico Josué Martins - o deputado antecipou, ainda, que na próxima terça-feira, em reunião de Mesa da Casa, vai propor a suspensão da sessão no dia 15/05 para que os parlamentares gaúchos compareçam ao ato na Capital Federal.  

Westphalen também manifestou total apoio ao movimento: “Tendo em vista que o tema da dívida é uma questão de Estado, vemos nessa iniciativa um caminho para o gerenciamento das finanças públicas”, salientou.  

  

Leia mais clicando no link abaixo:  

http://www.ceapetce.com.br/site/noticias/item/678-presidente-do-parlamento-ga%C3%BAcho-confirma-presen%C3%A7a-no-ato-p%C3%BAblico-pela-revis%C3%A3o-da-d%C3%ADvida-dos-estados-e-munic%C3%ADpios-com-a-uni%C3%A3o.html  

  

Fonte: Ceape  

  

  

Mobilização nacional da dívida pública é tema de entrevista  

  

O presidente da União Gaúcha, Pio Giovani Dresch, foi o entrevistado do programa Controle em Foco de 22/04. Na oportunidade, ele falou sobre a mobilização nacional pela revisão da dívida dos Estados e Municípios com a União a ser realizada em 15 de maio. O agente fiscal do Tesouro do RS e membro da Febrafite, João Pedro Casarotto, também foi entrevistado na oportunidade.  

Para ouvir a entrevista, clique aqui:   

http://www1.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/radio_tce/radio_tce/programacao/controle_em_foco  

   

Controle em Foco vai ao ar todas as segundas-feiras às 11h na Rádio do TCE/RS: http://migre.me/aUbxy.

- Programas anteriores podem ser acessados aqui: http://www.mixcloud.com/Ceape/

Fonte: Ceape

Em tempo:

O Ato Público pela Revisão da Dívida dos Estados e dos Municípios com a União será às 14 horas no dia 15 de maio, na sede da OAB nacional, em Brasília. Mais de 80 entidades da sociedade civil estão participando da organização deste movimento reivindicatório.

Precatórios: artigos

Leia, a seguir, clicando nos links abaixo, dois artigos publicados e que abordam o tema precatórios. O primeiro, intitulado "O saque dos depósitos judiciais", tem autoria do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, e foi divulgado em 19/04 no jornal Zero Hora. O segundo texto, “As várias soluções para os precatórios”, foi publicado em 24/04 no jornal Estado de São Paulo e é assinado pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado.

http://www.oabrs.org.br/noticia-12112-artigo-do-presidente-da-oabrs-saque-dos-depositos-judiciais

http://www.oab.org.br/noticia/25523/artigo-as-varias-solucoes-para-os-precatorios

UGT reúne em sua sede representantes de entidades representativas dos servidores públicos do RS

A União Geral dos Trabalhadores no RS (UGT) promoveu um encontro no dia 18/04. Na data, estiveram presentes na atividade, realizada na sede da UGT em Porto Alegre, dirigentes de sindicatos e de associações representativas de vários segmentos dos servidores públicos gaúchos.

A reunião teve por objetivo promover o debate de assuntos de interesse dos servidores e da sociedade. Segundo Lineu Neves Mazzano, Secretário Geral para o Serviço Público da UGT Nacional, é preciso destacar a necessidade urgente da regulamentação da convenção 151 da OIT que garante a organização sindical, negociação coletiva, pleno exercício do direito de greve e do mandato sindical classista. No encontro também foram discutidos, entre outros assuntos, os desdobramentos do plano de metas definido no seminário estratégico das ações da UGT Nacional, evento organizado no último mês de março em São Paulo. Na oportunidade, os presentes foram convidados para participar do ato público pela revisão da dívida dos Estados e Municípios com a União no próximo dia 15 de maio, em Brasília.

Fonte: UGT-RS

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade