Destaque na Mídia

Greve de Servidores: BC diz ter plano para manter Pix

Escrito por Zero Hora30 de Mar de 2022 às 11:50
Destaque na Mídia
Reunidos na Esplanada, auditores-fiscais da Receita cobraram recomposição orçamentária - (crédito: Fernanda Strickland).
 
 

O Banco Central (BC) informou ter planos de contingência para manter o funcionamento de serviços essenciais durante a greve dos servidores do órgão, que começa na sexta-feira. Em nota divulgada ontem, a instituição assegurou o funcionamento de operações de mercado e de sistemas como o Pix, o Sistema de Transferência de Reservas (STR) e o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

No comunicado, a autarquia informou reconhecer o direito dos funcionários de promoverem manifestações organizadas e confiar na dedicação, qualidade e responsabilidade dos servidores e de seu compromisso com a instituição e com a sociedade.

Na segunda-feira, os funcionários do BC aprovaram greve por tempo indeterminado a partir de 1º de abril. A categoria cobra do governo reajuste salarial de 26,3% e a reestruturação das carreiras. Um analista do BC recebe, em média, R$ 26,2 mil por mês.

Promessa

Com as pressões crescentes, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, enviou ofício ao Ministério da Economia solicitando que os servidores da autarquia recebessem reajuste salarial caso o governo decida aumentar os valores dos contracheques de outras categorias. No fim do ano passado, o presidente da República, Jair Bolsonaro, prometeu aumentos para policiais federais e rodoviários, mas até agora não oficializou o reajuste a essas categorias ligadas ao Ministério da Justiça.

Ontem, o Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical) decidiu, em assembleia, que os servidores do Tesouro Nacional paralisarão os trabalhos na sexta-feira e na próxima terça-feira. A categoria também deve votar na terça a possibilidade de greve por tempo indeterminado.

Presidente da Unacon, Bráulio Santiago disse que as perdas inflacionárias desde 2019 chegam a 19,9%, mas as categorias policiais têm a promessa de receber reajustes de até 30%:

- Nossa luta é para evitar o desalinhamento salarial entre as carreiras do Executivo.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade