
O CEAPE-Sindicato participou na manhã dessa sexta-feira (16/5) do grande ato unificado da Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP/RS), que partiu da frente do IPE Saúde, com caminhada até a Praça da Matriz. Além dos representantes da entidade, a manifestação contou com servidores da Educação, Saúde e Segurança que encerraram a participação com as manifestações dos dirigentes no carro de som, em frente ao Palácio Piratini.
A mobilização dos servidores é por reposição salarial, uma vez que, o funcionalismo acumula perdas de mais de 70% no poder de compra desde 2014. O outro ponto do protesto é a defesa do IPE Saúde. O Instituto, que atende cerca de 1 milhão de pessoas entre servidores públicos e dependentes, está sendo desmontado por falta de investimento do governo atual, descredenciamentos e precarização, mesmo com o aumento das alíquotas de contribuição. “Nos últimos tempos tivemos aumento nos descontos de saúde nos contracheques e, com isso, uma redução salarial, mas não houve a melhoria dos serviços do IPE. Pelo contrário, temos um IPE sucateado, que não presta um serviço de qualidade”, resumiu o presidente da entidade, Hildebrando Pereira.
Já com relação à reposição salarial, os servidores buscam reajuste de 12,14% para repor uma parte das perdas acumuladas e promover uma recomposição mínima do poder de compra dos salários dos trabalhadores que garantem, diariamente, a prestação de serviços essenciais para a população gaúcha.