Notícias CEAPE

Diretoria do CEAPE-Sindicato faz visita institucional ao Conselheiro Postal

Escrito por CEAPE-Sindicato03 de Ago de 2016 às 13:38
Notícias CEAPE
.
 
 

Nesta terça, 2/8, a diretoria do CEAPE-Sindicato foi recebida em audiência pelo Conselheiro Alexandre Postal, onde tratou dos temas institucionais e das lutas da categoria dos Auditores Externos do TCE.


Destacamos a importância da discussão e implementação da Independência da Função de Auditoria, mediante a eleição do DCF e a criação de um Conselho Superior de Auditoria, que será o eixo estruturante da independência orgânica da função, elemento essencial para a constituição do devido processo legal de contas, nos termos da discussão que a Entidade vem fazendo desde sua fundação e que se materializa em artigos escritos nas últimas edições da Revista Achados de Auditoria.


Apresentamos ao Conselheiro a última edição da Revista e destacamos as matérias de exame da conjuntura, as que evidenciam relatos do impacto social da auditoria e as que tratam exatamente da Independência da nossa função.


Reafirmamos a importância de obtermos um desfecho positivo no pedido de informações efetuado por meio da LAI relativo aos montantes de URV pagos em 2015 (sem identificação nominal).


Destacamos a necessidade de aprovarmos a ampliação das áreas de conhecimento para acesso ao cargo de Conselheiro Substituto, hoje limitada aos bacharéis em Ciências Jurídicas, em processo em tramitação na Casa.


Ressaltamos que estamos trabalhando na formulação de uma proposta de Plano de Carreira que contemple a incorporação da GACE ao básico e amplie as letras hoje existentes, que tenha uma interação virtuosa com a formulação da Independência da Função de Auditoria e com a qualificação profissional contínua dos nossos quadros.
Por fim, apresentamos material formulado em conjunto com o Núcleo Gaúcho da Auditoria Cidadã da Dívida Pública e que serviu de subsídio ao Governo do RS na ação civil pública que move contra a União em função do contrato da dívida pública. Apresentamos também o livro escrito pela Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã, Maria Lúcia Fattorelli, denominado “Auditoria Cidadã da Dívida dos Estados”.
O Conselheiro Postal destacou que está se ambientando ao TCE, afirmando que passa a ser um membro da instituição e que lutará pelo interesse público e da sociedade gaúcha durante o exercício do cargo.


Finalizamos desejando boa sorte e deixando um convite para visita à sede do CEAPE-Sindicato.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade