Notícias CEAPE

Dívida Pública permanece impagável, diz Perusso

Escrito por Ceape TCE/RS30 de Set de 2013 às 21:06
Notícias CEAPE
.
 
 

Abordando a atual situação da Dívida Pública Federal, dos Estados e dos Municípios e sua relação com a política econômica do País, o presidente do Centro de Auditores, Amauri Perusso, proferiu palestra no XVI Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores Federais na Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Rio Grande do Sul (SINDISPREV-RS), no sábado, 28/09, na cidade de Gravataí.

Para o auditor do Tribunal de Contas, as dívidas dos Estados e Municípios, federalizadas em 1998, permanecem impagáveis. As taxas nominais (correção monetária mais juros) aplicadas sobre o montante devido e sobre o resíduo acumulado pela ausência de pagamento integral das parcelas mensais determina impossibilidade de liquidação dessa obrigação até o término do contrato em 2028.

“Significa que seguiremos extraindo o máximo do povo através de impostos e taxas e pagando juros, desatendendo as necessidades básicas da população como saúde, educação e transporte, sem investimentos suficientes em infraestrutura e, ao final do contrato seremos devedores da mesma dívida”, afirma.

Já a dívida Federal deverá consumir cerca de 42,42% do Orçamento Geral da União para 2014. Simbolicamente ultrapassará a quantia de 1 trilhão de reais entre juros e amortizações. Essa estimativa compõe a proposta de orçamento para o próximo exercício.

Perusso também afirmou na sua palestra que as manifestações ocorridas em junho deste ano, ajudaram na abertura de espaço para renegociações das dívidas. A sensibilidade do povo trouxe para a vida política um conjunto de reivindicações que não poderão ser atendidas ao mesmo tempo em que se destinam volumes enormes de dotações financeiras aos rentistas.

Na palestra foi enfatizada a necessidade de uma auditoria cidadã sobre as dívidas para determinar, como nasceu, para onde foram os recursos, como cresceu e quanto do seu montante é legítimo e, portanto, é devido pelo povo.

Participaram do painel de conjuntura, além de Perusso, Paulo Pasin - Presidente da Federação Nacional dos Metroviários – FENAMETRO e Marina Barbosa - Diretora e ex-presidente Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN. 

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade