Notícias CEAPE

Controle em Foco aborda os desafios das finanças gaúchas

Economista Alfredo Meneghetti Neto falou sobre a relação entre impostos e serviços públicos

Escrito por Ceape TCE/RS24 de Out de 2014 às 12:11
Notícias CEAPE
Meneghetti trata de temas como a dívida pública e o nível de investimentos públicos .
 
 

Nesta segunda-feira, 27 de outubro, às 11h, na Rádio do TCE/RS, o Controle em Foco vai tratar dos desafios das finanças gaúchas. O entrevistado é o professor da PUCRS e economista da Fundação de Economia e Estatística, Alfredo Meneghetti Neto. Mestre pela Ufrgs e Doutor pela PUCRS, Meneghetti tem experiência na área de Economia, com ênfase em Finanças Públicas Internas, Finanças pessoais, sistema tributário e integração. Também é conselheiro do Corecon, o Conselho Regional de Economia. Segundo ele, entre os muitos desafios das finanças públicas, está o ajuste da defasagem entre o ICMS e o PIB gaúcho.
A entrevista transitou por temas como a dívida pública, o crescimento do número de aposentados versus servidores ativos no RS, e nível de investimentos públicos nas últimas décadas.
O professor Meneghetti tratou do crescimento econômico do Rio Grande do Sul, lincando sua relação com a arrecadação e, como resultante, a prestação de serviços públicos para o cidadão. Numa linguagem direta, como a incidência de impostos sobre a atividade econômica deve resultar em serviços como saúde, educação e segurança pública, para que o cidadão não necessite pagar por esses serviços.
O entrevistado abordou ainda os efeitos das relações comerciais do Brasil com outros países, sobre a economia local.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade