Notícias CEAPE

Comissão Pró-Formação do CEAPE-Sindicato visita Regional de Santa Cruz do Sul

A Comissão segue o calendário de discussões para o amadurecimento das convicções a respeito da entidade sindical a ser formada

Escrito por Ceape TCE/RS15 de Abr de 2015 às 12:02
Notícias CEAPE
Josué (último à direita) e Romano (à esquerda) visitaram a regional de Santa Cruz do Sul.
 
 

O membro da Comissão Pró-formação do Ceape-Sindicato, Josué Martins e o Diretor Administrativo do Ceape, Romano Scapin, realizaram mais uma visita ao interior com objetivo de externar aos colegas a política de formação para a entidade. Nesta sexta-feira (10/4), eles estiveram no Serviço Regional de Auditoria de Santa Cruz do Sul.

Segundo o presidente do CEAPE, Josué Martins, o encontro contou com a participação de Auditores e Oficiais de Controle Externo e foi mais um momento importe de diálogo com os Colegas.

“Tratou-se de mais um encontro de amadurecimento da política que deve presidir a fundação da nova Entidade e o seu caráter de abrangência. Externamos a posição de que entendemos que estamos numa fase em que cada categoria funcional do TCE pode e deve constituir sua entidade específica. Defendemos que o processo deve se dar sem atropelos. Vamos completar nosso calendário de visitas aos Serviços Regionais, colher sugestões e incorporá-las ao processo”.

"Assim como nos demais Serviços em que estivemos, defendemos que o novo Sindicato deva ter como eixo central de atuação a luta pela Independência da Auditoria como forma de qualificarmos nossa atuação e estruturarmos adequadamente as grandes funções que atuam no Sistema Tribunais de Contas (a de auditoria, a de fiscal da lei e a julgadora/emissora do parecer prévio). Também deve ter como base a estruturação de uma Carreira Nacional de Auditoria que estabeleça atribuições, garantias e vedações ao seu exercício. E, por fim, deve ser conformada na importância de estruturarmos nossas entidades representativas no arcabouço orgânico/legal do meio sindical brasileiro", explica o presidente.

O Diretor Administrativo, Romano Scapin, lembrou que a proposta é de uma entidade de afirmação dos Auditores e defendeu a posição de que há espaço para formação de um sindicato específico de OCEs, se assim for o entendimento da categoria. "No nosso entender, a existência do Ceape há quase trinta anos o capacita ao salto de maturidade representado pela sua substituição por uma entidade sindical, mais forte, para encaminhar as lutas da categoria dos Auditores", analisou.

O Presidente Josué Martins informou aos Colegas de Santa Cruz do Sul que o grupo que defende a criação de uma entidade que engloba os servidores efetivos do TCE/RS se comprometeu em publicar um documento defendendo sua posição e dialogando com as propostas contidas na nossa cartilha. Iniciativa saudada pelo mesmo.

A Comissão seguirá, sem atropelos, o calendário de discussões para o amadurecimento das convicções a respeito da entidade sindical a ser formada e seguirá dialogando com os setores que estão se mobilizando sobre o tema.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade