Notícias CEAPE

Comissão Pró-Formação do CEAPE-Sindicato visita Regional de Caxias do Sul

A Comissão segue o calendário de discussões para amadurecimento das convicções a respeito da entidade sindical a ser formada

Escrito por Ceape TCE/RS08 de Abr de 2015 às 12:15
Notícias CEAPE
Josué (à direita) e Jaime (no centro, ao fundo) conversaram com os colegas da regional.
 
 

Os membros da Comissão Pró-formação do Ceape-Sindicato, Josué Martins e Jaime Nunes Bezerra, realizaram mais uma visita ao interior com objetivo de externar aos colegas a política de formação para a entidade. Na última segunda-feira (6/4), eles estiveram no Serviço Regional de Auditoria de Caxias do Sul.

Segundo o presidente do CEAPE, Josué Martins, foi um encontro muito positivo com grande adesão e interesse por parte de Auditores e Oficiais de Controle Externo.

“Estamos amadurecendo, sem atropelos, a política que deve presidir a fundação da nova Entidade e o seu caráter de abrangência. Destacamos que estamos numa fase em que cada categoria funcional do TCE pode e deve constituir sua entidade específica”, salientou.

"Pensamos que o novo Sindicato deva ser fundado na luta pela Independência da Auditoria como forma de qualificarmos nossa atuação e estruturarmos adequadamente as grandes funções que atuam no Sistema Tribunais de Contas (a de auditoria, a de fiscal da lei e a julgadora). Também deve ter como base a estruturação de uma Carreira Nacional de Auditoria que estabeleça atribuições, garantias e vedações ao seu exercício. Outro ponto fundamental é necessidade de mantermos a Campanha Ministro/Conselheiro Cidadão como forma de democratizarmos a ocupação das vagas dos membros da Corte cuja escolha são de responsabilidade do Parlamento. E, por fim, deve ser conformada na importância de estruturarmos nossas entidades representativas no arcabouço orgânico/legal do meio sindical brasileiro", explica o presidente.

Josué Martins lembrou ainda que a proposta é de uma entidade de afirmação dos Auditores e defende a posição de que há espaço para formação de um sindicato específico de OCEs, se assim for o entendimento da categoria.

"Foram várias as posições surgidas durante a discussão como a criação de sindicatos específicos e até mesmo da criação do sindicato de Auditores com possibilidade de, no futuro, também congregar os Oficiais. No nosso entender, é preciso debater todas as alternativas para compor a melhor solução para as categorias", analisou.

A Comissão seguirá o calendário de discussões para amadurecimento das convicções a respeito da entidade sindical a ser formada. Em Porto Alegre, já estão confirmados dois encontros, nos dias 8 e 16 de abril na Sala Rosane H. Schmitt, 17h. Todos estão convidados a participar. Está acordada com a Casa a liberação para a presença nos encontros.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade