Notícias CEAPE

Comissão Pró-Formação do CEAPE-Sindicato visita Regionais de Santo Ângelo e Frederico Westphalen

Escrito por Ceape TCE-RS29 de Abr de 2015 às 10:40
Notícias CEAPE
Comissão foi a Santo Ângelo (foto) e Frederico Westphalen para debater a criação do Ceape-Sindicato.
 
 

Nesta segunda e terça-feira, (27 e 28/04), os membros da Comissão Pró-formação do Ceape-Sindicato, Josué Martins e Ricardo Silva de Freitas, reuniram-se com os colegas dos Serviços Regionais de Auditoria de Santo Ângelo e Frederico Westphalen.

Para o presidente do CEAPE, foi um momento de externar aos colegas a política de formação formulada pela Comissão e Conselhos do Ceape para a nova entidade. "Pensamos que a luta pela Independência da Auditoria deva ser a principal pauta da Entidade. Trata-se de uma necessidade para qualificar nossa atuação e estruturar adequadamente as grandes funções que atuam no Sistema Tribunais de Contas (a de auditoria, a de fiscal da lei e a julgadora). A estruturação de uma Carreira Nacional de Auditoria que estabeleça atribuições, garantias e vedações ao seu exercício, não pode ficar de fora. Outro ponto fundamental é necessidade de mantermos a Campanha Ministro/Conselheiro Cidadão como forma de democratizarmos a ocupação das vagas dos membros da Corte cuja escolha é de responsabilidade do Parlamento. E, por fim, deve ser fundamentada na importância de estruturarmos nossas entidades representativas no arcabouço orgânico/legal do meio sindical brasileiro", explica Josué Martins.
O presidente lembrou ainda que a proposta é de uma entidade de afirmação dos Auditores e defende a posição de que há espaço para formação de um sindicato específico de OCEs, se assim for o entendimento da categoria.
"Na nossa avaliação a pauta foi bem recebida pelos colegas. Aportaram sugestões para a linha de atuação do Ceape ainda neste ano, em acréscimo às discussões de formação do Ceape-Sindicato, em especial a necessidade de seguir conversações sobre o Plano de Carreira. Além disso, considerou-se importante sugerir à Casa a revisão do treinamento, que ocorrerá em junho, no sentido de aportar mais cursos de formação. A principal dúvida reside ainda na abrangência da entidade a ser criada, se vai ser específica de Auditores ou se vai abranger também os colegas Oficiais", observou.
A Comissão encerrará o calendário de discussões no interior com a visita aos colegas do Serviço Regional de Santana do Livramento, agora no mês de maio.
"Participaremos de todos os debates que forem convocados e incentivaremos a participação em todos eles até completarmos o processo de amadurecimento do caráter da entidade sindical a ser criada e a política que presidirá sua atuação ", acrescentou Ricardo Freitas.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade