Destaque na Mídia

Chega de descaso: núcleos do CPERS protocolam denúncias no Procon pelos precários atendimentos do IPE Saúde

Escrito por CPERS01 de Abr de 2024 às 12:49
Destaque na Mídia
.
 
 

Para evidenciar a precariedade nos atendimentos prestados pelo IPE Saúde, nesta terça-feira (26), os núcleos do CPERS entregaram uma carta-denúncia nos Procons das cidades sedes da entidade. A ação foi deliberada na última Assembleia Geral da categoria, realizada na sexta-feira (22).

O documento, produzido após centenas de sócios e sócias do Sindicato relatarem que não conseguem assistência médica no Instituto, mesmo após o aumento das alíquotas e a taxação de seus dependentes, revela a péssima prestação de serviço oferecida pela autarquia e também lista outras situações que comprovam a instabilidade no suporte às(aos) seguradas(os).

>> Confira a íntegra do ofício: AQUI

Também durante os atos regionais, educadoras e educadores entregaram panfletos para a sociedade, denunciando a tentativa de desmonte do Instituto efetuada pelo governo Eduardo Leite (PSDB) e seus aliados na Assembleia Legislativa.

Para o CPERS, é preciso denunciar a tentativa criminosa de desmonte do IPE Saúde e comprovar que o discurso vendido para a sociedade pela atual gestão, de que o acréscimo nas contribuições qualificaria os serviços oferecidos, não se sustenta.

CPERS em defesa de um IPE Saúde público e de qualidade

No ano passado, quando o projeto de reforma do IPE Saúde era votado, alertamos toda sociedade gaúcha de que a proposta do governador Leite (PSDB), aumentando as alíquotas de contribuição, em um cenário de retirada de direitos e congelamento salarial, além de representar uma grande injustiça, não era a saída para resolver a crise no Instituto. Passados alguns meses, agora pagando alíquotas mais altas, o que percebemos é a precarização dos serviços prestados e a diminuição da qualidade prometida.

São muitos os gargalos responsáveis pela crise do IPE Saúde. O maior deles, sem dúvida, é o brutal congelamento dos vencimentos imposto às(aos) servidoras(es), provisoras(es) do Instituto. Além disso, há 10 anos enfrentamos uma defasagem salarial histórica.

Vale ressaltar que defender o IPE Saúde também significa defender o Sistema Único de Saúde (SUS). Se a atual situação do Instituto Estadual permanecer, a demanda do SUS aumentará significativamente e este serviço poderá ficar ainda mais precarizado.

Servidoras(es) e seguradas(os) estão pagando com sua própria vida a conta do descaso do governo Eduardo Leite (PSDB) com o IPE Saúde. NÃO IREMOS PERMITIR, CHEGA DE DESCASO!

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade