Notícias CEAPE

Ceape visita procurador da república Celso Tres

Escrito por Ceape TCE/RS17 de Jul de 2015 às 19:12
Notícias CEAPE
Na oportunidade foi entregue ao procurador um exemplar da revista Achados de Auditoria.
 
 

O Ceape representado pelo seu presidente, Josué Martins, junto com o presidente da Fenastc, Amauri Perusso, visitou na tarde desta sexta-feira (17/07) o procurador da república, Celso Tres, que está atualmente integrando o Núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul. Um dos assuntos colocados em pauta com procurador foi a construção de uma carreira nacional e da independência da auditoria nos Tribunais de Contas.

Na oportunidade foi entregue ao procurador um exemplar da quarta edição da revista Achados de Auditoria. A revista traz para o debate temas importantes para o Controle Externo e para a sociedade. Para o Presidente do CEAPE “Celso, que já foi APE, é sempre uma pessoa atenta e preocupada com o futuro do controle externo e do papel que os TCs podem cumprir no cobate à corrupção”.  

O Presidente da Fenastc convidou o procurador para participar do encontro técnico que ocorrerá dias 20 e 21 de agosto em Vitória, ES. Para Amauri Perusso “a troca de experiências com a PGR, no momento em que estamos discutindo a independência da auditoria nos TCs, é muito valiosa” .

 

Durante a visita Celso Tres tratou do parecer em que recomenda a improcedência integral da denúncia contra 30 réus da Operação Cartola (clique para conferir). No documento, o procurador aponta excessos e viés político na investigação da Polícia Civil, deflagrada em julho de 2011. O parecer do MPF trata de supostos crimes cometidos na esfera federal. No âmbito estadual, há outros processos em tramitação.

A Operação Cartola foi iniciada em julho de 2011 a partir de suspeitas de irregularidades em contratos da empresa PPG Comunicação com as prefeituras de Alvorada, Cachoeirinha, Canela, Osório, Parobé, São Sebastião do Caí, Tramandaí e Viamão. O suposto esquema consistiria em beneficiar a PPG em contratos em troca de apoio financeiro para políticos.

Tres destacou que o Parecer ressalva o trabalho produzido pelos Auditores do TCE como a peça técnica mais importante do processo.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade