Notícias CEAPE

CEAPE-Sindicato debate pacote do governo estadual

Escrito por CEAPE-Sindicato24 de Nov de 2016 às 12:41
Notícias CEAPE
Conselheiros do CEAPE-Sindicato deliberou por reunião ampliada com a categoria .
 
 

O CEAPE-Sindicato reuniu na última quarta-feira, 23/11, seus conselhos Diretor, Fiscal e Deliberativo para discutir as recentes medidas anunciadas pelo governador Sartori. Foi decida a realização de reunião ampliada com a categoria na segunda-feira, 28/11, no auditório Hercílio Domingues, no Prédio Anexo, 16h. Também se deliberou pela importância de nos somarmos aos atos programados pelas categorias em conjunto. O primeiro será nesta sexta-feira, 25/11, 18h, na Esquina Democrática.

O pacote também foi debatido na reunião do Movimento Unificado dos Servidores em Defesa do Serviço Público realizada na manhã desta quinta-feira, a qual contou com a presença de representantes de diversas categorias de servidores.
Segundo o presidente do CEAPE-Sindicato, Josué Martins, a posição dos auditores, em primeiro lugar é de solidariedade aos servidores das fundações ameaçadas de extinção. "Não há nada que justifique esta medida, onde está a avaliação do serviço prestado? O governo justifica que ele será prestado pelas secretarias, mas vai demitir pessoal. Não existe serviço público sem servidores. A economia anual com a exoneração dos 1.199 trabalhadores significa metade da parcela mensal da nossa dívida com a União. Dívida essa que o Governador  suspenderá o questionamento judicial que patrocina em duas ações no STF e firma acordo para consolidar um saldo devedor que já está pago.

Além disso, há sinais contraditórios no pacote uma vez que está sendo proposta a privatização da Sulgás, uma empresa que dá lucro, assim como parte da CEEE.” O importante, salienta Josué, é a mobilização unificada de todas as categorias, buscando agir em bloco, uma vez que há pouco tempo para análise aprofundada das medidas e, portanto, para negociações paralelas. "Também é preciso ficar atento ao pacote no âmbito federal", destaca o presidente. "A média histórica de crescimento da nossa receita corrente líquida é de 2,5% acima da inflação. Com as medidas do Governador e o compromisso de implantar um teto para as despesas no estado, tudo o que sobrar irá para pagar a dívida pública", alerta.
"É importante que todos se unam para fortalecer a luta que é uma só: derrubar o modelo econômico que está sendo proposto, tanto no âmbito federal como no estadual, que tem privilegiado o rentismo".
Na reunião dos servidores públicos também foi salientada a importância de uma atuação conjunta, além da análise e luta para derrubada do pacote como um todo. Nos próximos dias, a ideia é estabelecer um cronograma de visita aos deputados mostrando as inconsistências do pacote, especialmente no que tange aos serviços públicos, cuja falta e deficiência atingem a população gaúcha.

A presidente do Cpers-Sindicato, Helenir Schürer, adiantou que as escolas deverão ser fechadas nesta sexta-feira (25/11) e no dia 8/12 uma assembleia em frente ao Palácio Piratini irá deliberar sobre a greve do magistério.
Na tarde desta quinta já há visita dos servidores programada com a bancada do PDT. Todos os partidos e parlamentares serão procurados para o trabalho de convencimento.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade