Notícias CEAPE

Ceape prestigia Frente Parlamentar Pela Suspensão do Pagamento da Dívida Com a União Federal

Escrito por Ceape TCE/RS17 de Ago de 2015 às 18:08
Notícias CEAPE
A suspensão pretendida é pelo período de seis meses.
 
 

O Ceape representado pelo seu presidente, Josué Martins, prestigiou nessa segunda-feira (17/08) a criação da Frente Parlamentar Pela Suspensão do Pagamento da Dívida com a União, proposta pelo Deputado Pedro Ruas (PSOL). A Frente tem como objetivo discutir e apresentar alternativas tendo em vista o momento gravíssimo pelo qual passam as finanças públicas do Rio Grande do Sul.

A suspensão pretendida é pelo período de seis meses, quando então deverá ser realizada uma auditoria séria e isenta, com a finalidade esclarecer, com exatidão, como foi composta a dívida com a União, bem como o que a integra, juros e demais encargos.

A intenção do deputado Pedro Ruas, na condição de coordenador da Frente, é de iniciar os trabalhos tão logo tenha o sinal positivo da Mesa. “Vamos compor um grupo com servidores, economistas e especialistas nessa área, tanto do Legislativo quanto do Executivo e demais Poderes, ou até mesmo com pessoas capacitadas que possam contribuir. Tudo isso terá como objetivo desvendar essa dívida para a sociedade”, destacou Ruas.

 

Josué Martins se manifestou durante o ato e ressaltou a importância de se fazer a auditoria da Dívida. Destacou que “caso seja adotado o IPCA como indexador e se retire do contrato a cobrança de juros (que significa lucro sobre o capital emprestado), a nossa dívida com a União já estaria paga desde 1º/05/2013.”

O texto propondo a criação da frente tem o seguinte conteúdo: “Os parlamentares que subscrevem o presente, requerem a criação de uma Frente Parlamentar Pela Suspensão do Pagamento da Dívida com a União Federal, face ao momento gravíssimo pelo qual passam as finanças públicas do Rio Grande do Sul. A suspensão que se pretende tem o prazo definido de 6 meses, quando poderá ser feita uma auditoria séria e isenta, ou estudo analítico assemelhado, a fim de que se saiba – com exatidão – como foi composta historicamente a dívida pública com a União Federal, bem como o que a integra agora, além da forma e tipo de juros antes e agora aplicados”.

Veja aqui a cartilha que o Ceape produziu para popularizar o debate.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade