Notícias CEAPE

Ceape prestigia exposição “Até que a morte nos separe”, de Graça Craidy

Fiscalização das políticas públicas para as mulheres no Rio Grande do Sul é um dos alertas da exposição

Escrito por Ceape TCE/RS20 de Mai de 2015 às 12:10
Notícias CEAPE
Diretoria do Ceape prestigiou a exposição "Até que a Morte nos Separe", de Graça Craidy.
 
 

O CEAPE, representado por seu presidente, Josué Martins, seu vice-presidente, Jaime Bezerra e o presidente do Conselho Deliberativo, Mark Kuschick, esteve presente ontem (18/05, 17h) na inauguração da exposição Até que a morte nos separe, de Graça Craidy, no saguão do Palácio Flores da Cunha (Sede do TCE-RS, Sete de Setembro, 388, Centro Histórico, Porto Alegre RS). A visitação estará aberta de 19 a 29 de maio, das 10 às 18h, de segunda a sexta-feira. A entrada é franca.

A exposição, que tem o apoio do CEAPE, retrata mulheres que foram mortas pelos maridos ou ex-companheiros. Publicitária por formação, com carreira desenvolvida em Porto Alegre e São Paulo, Graça decidiu abordar esse tema ao tomar conhecimento de que 75% dos assassinatos de mulheres são cometidos por maridos e ex-maridos. As pinturas têm como base fotos publicadas na internet de cenas de crimes cometidos em várias partes do país. O Brasil é o sétimo país do mundo onde mais se comete crimes desta natureza.

Graça conta: “Quando tomei conhecimento de que 75% dos assassinatos de mulheres são cometidos por maridos e ex-maridos, fiquei estarrecida. Então, o cara que elas mais amaram, que entregaram suas vidas, seu sonho, tiveram filhos, é o mesmo cara que as mata?”,

indaga a artista plástica. Graça Craidy diz que é solidária com as lutas femininas e feministas. “Tenho essa obrigação ética de me colocar no lugar dessas pobres meninas e usar minha arte como um alerta”, completa.

Para o presidente do Ceape a exposição ”coloca em discussão um tema caro à sociedade atual. Trata-se de buscar eliminar um comportamento cujas raízes se situam em algo estruturante da sociedade em que vivemos, a necessidade de hierarquizar marcadamente os papéis desempenhados pelos seres humanos. Aos pobres, negros e mulheres é relegada uma posição de menor importância. Se as três características estiverem reunidas numa só pessoa é o pior dos mundos. Precisamos implementar políticas que revertam tal quadro. A iniciativa do Gabinete do Cons. Estilac Xavier no sentido de inserir na atividade do TCERS a verificação das políticas públicas de combate à violência doméstica integra esse quadro e deve ser aplaudida por todos.”

Controle em Foco

Na próxima segunda-feira, 25 de maio, às 11h, na Rádio do TCE/RS, Graça Craidy será a entrevistada do Controle em Foco, que falará sobre a exposição e a fiscalização das políticas públicas para mulheres.

Para ouvir a edição clique em http://migre.me/aUbxy

Os colegas que não conseguirem acompanhar o programa no horário poderão acessar  http://www.ceapetce.org.br/midias/audios/

Ou ainda entrarr o http://www.mixcloud.com/Ceape/

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade