Notícias CEAPE

‘Tribunal bom pra cachorro’ chega à 2ª edição

Proliferação de animais também é questão de saúde pública

Escrito por Ceape TCE/RS04 de Dez de 2014 às 13:17
Notícias CEAPE
O médico veterinário Franco Vicentini palestrou no evento .
 
 

Organizado pelos servidores do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, a iniciativa “Tribunal Bom pra Cachorro” chegou a sua segunda edição. O evento ocorreu na quinta-feira (2/12), no foyer do auditório Romildo Bolzan, na sede do TCE/RS, em Porto Alegre.

A ideia surgiu em 2004 quando três servidoras do TCE-RS (hoje já aposentadas) se mobilizaram para auxiliar dois cães que apareceram muito debilitados no estacionamento da Corte. Aquele foi começo de um esforço para ajudar os animais vítimas de maus tratos e abandono. Com o tempo, a causa ganhou mais adeptos da Casa, muito por causa da preocupação com um problema que é de saúde pública.

O abandono de animais, em especial cães e gatos, é um problema que afeta de maneira cada vez maior os grandes centros urbanos, como Porto Alegre. O que pode trazer problemas para a saúde pública, já que quando os animais passam a viver em más condições estão mais sujeitos a contrair doenças, como a leptospirose, leishmaniose e raiva. Algumas dessas doenças podem ser transmitidas para humanos e para outros animais, como acontece com a raiva.

De acordo com o médico veterinário da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), Franco Kinlein Vicentini, os animais abandonados muitas vezes não estão vacinados e, se não forem castrados, reproduzem-se sem controle, aumentando tanto o problema da transmissão de doenças, quanto o número de animais nas ruas, sem cuidados ou proteção.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade