Notícias CEAPE

Vitória da União Gaúcha - Alíquota de 14% é considerada inconstitucional.

Escrito por Ceape TCE/RS13 de Jun de 2012 às 06:49
Notícias CEAPE
.
 
 

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJRS) deferiu a liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 70045262581, suspendendo o aumento das alíquotas de contribuição previdenciária dos servidores estaduais de 11 para 14%. Na sessão da tarde desta segunda-feira (19/12), a decisão foi tomada por unanimidade de votos.

O relator, desembargador Francisco José Moesch, já havia votado pelo deferimento do pedido com efeito ex tunc, suspendendo a cobrança da nova alíquota desde a vigência da Lei. Esta tarde, o desembargador Genaro José Baroni Borges, que havia pedido vista dos autos,  também votou favoravelmente à concessão da liminar, sendo, na sequência, acompanhado pelo presidente da Corte, desembargador Leo Lima.

Pela decisão liminar, são considerados inconstitucionais os Artigos 11 e 12 das Leis Complementares Estaduais números 13.757 e 13.758, que aumentavam  a contribuição previdenciária para os atuais servidores e membros de Poder. A Ação foi proposta pelo Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, por provocação da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG).

A UG, presidida por João Ricardo dos Santos Costa, que também está à frente da AJURIS, foi admitida como amicus curiae, atuando no processo. Agora, a Associação busca saber quando vão ser restituídos os valores indevidamente descontados dos magistrados.

CEAPE/TCE-RS acompanhou votação

O presidente Ricardo Silva de Freitas esteve presente no auditório do TJRS acompanhando outros representantes das 28 entidades integrantes da União Gaúcha também estiveram na sessão do TJRS.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade