Notícias CEAPE

Vice-presidente do CEAPE fala sobre a Previdência Brasileira em Congresso nos EUA

Análise indica associação estatística entre déficit previdenciário e implantação da capitalização complementar

Escrito por CEAPE-Sindicato11 de Jun de 2019 às 11:47
Notícias CEAPE
Filipe (à esquerda) falou sobre o modelo previdenciário brasileiro, no Congresso da LASA.
 
 

O vice-presidente do CEAPE-Sindicato, Filipe Leiria, apresentou artigo no último congresso da LASA (NUESTRA AMERICA: JUSTICIA E INCLUSIÓN), no final de maio, em Boston (EUA), referente à experiência da capitalização na Previdência pública brasileira. O artigo procura explorar quais fatores levam os administradores a adotarem a capitalização prevista no regime complementar em estados e municípios. A partir do referencial teórico sobre políticas públicas e um modelo de regressão logística, Leiria examina dois fatores em especial: a capacidade de arrecadação dos entes públicos e o déficit previdenciário.

Os resultados da análise indicam que, apesar de certa trajetória de dependência das politicas previdenciárias, há uma forte associação estatística entre déficit previdenciário e implantação da capitalização complementar: a probabilidade do déficit previdenciário influenciar a migração para a capitalização é estatisticamente significativa. O modelo utilizado ainda não permite afirmar a existência relação de causalidade. Contudo, a partir dessa associação é possível desenvolver estudos futuros, tornando o modelo mais robusto em termos de explicar fenômenos relacionados à previdência, em especial quanto à capitalização.

A análise empírica não discute o mérito da capitalização em si, ainda que no artigo as contradições desse sistema sejam referidas. O trabalho foi  apresentado e debatido em uma mesa composta por pesquisadores da Princeton University e da Universidade de Havana

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade