Notícias CEAPE

Um em cada cinco conselheiros de TCEs está envolvido em crimes contra a administração pública

Escrito por Ceape TCE/RS13 de Jun de 2012 às 01:00
Notícias CEAPE
.
 
 

O dado foi revelado durante encontro da Federação Nacional das Associações de Servidores dos Tribunais de Conta - Fenastc, no final de semana, e apontam o Rio Grande do Sul e a região Sudeste neste cenário. Ao lado de servidores dos TCEs dos estados de Santa Catarina,  São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Rio de Janeiro, a Fenastc realizou  um balanço das ações que vêm sendo desenvolvidas pelos estados e  municípios para denunciar a crise de credibilidade moral que atinge inúmeros Conselheiros dos tribunais, denunciar o processo de escolha  de Conselheiros como responsável por este resultado e apoiar a presença da sociedade e dos servidores do Quadro Técnico nos Conselhos de Contas.

Foram resgatados também avanços nesse sentido, como a publicação de edital pelo Presidente da Assembléia Legislativa do Paraná fato já vivenciado também pelo Rio de Janeiro e Santa Catarina quando o Cidadão pode inscrever-se para disputar a vaga. O presidente da Fenastc informou que fará sua inscrição, como pessoa do povo, para  disputar o Cargo de Conselheiro o Estado do Paraná.

Também foi recebida com muito entusiasmo o inédito fato ocorrido no estado gaúcho, à ação de que as entidades dos Servidores do TCERS reivindicam que a lista tríplice para a indicação do Conselheiro originário dos Auditores seja formada dentre os Auditores Públicos Externos.

Foram examinadas, ainda, a realização do Congresso da Federação, marcado para o mês de novembro no Estado do Rio de Janeiro e os encontros regionais preparatórios que se darão no Sul/Centro Oeste, Norte e Nordeste.

O Rio Grande do Sul esteve representado pelos colegas Ricardo Freitas e Amauri Perusso, presidente e vice do CEAPE. Os Diretores do CEAPE estiveram na sede do Tribunal de Contas de São Paulo para conhecer o funcionamento daquela instituição e comparar com o Tribunal do Rio Grande do Sul.

Estiveram representando os Tribunais, os seguintes colegas:


Marcelo Henrique Presidente FENASTC - Santa Catarina
Marcos Alcir Vice-Presidente FENASTC - Espírito Santo
Carlos Alberto ASCONTROL Espírito Santo
José Ricardo, Di Pietro e Débora SINDALESP São Paulo
Luiz Gonzaga SINFICON Goiás
Vera Carrion ASTCOM São Paulo
Luiz Marcelo ASTRJ Rio de Janeiro

Fonte: Canto Comunicação
   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade