Notícias CEAPE

Seminário reúne entidades para debater “O Fim da Previdência Social e Pública”

Escrito por CEAPE-Sindicato29 de Mar de 2019 às 10:23
Notícias CEAPE
.
 
 

No sábado, 30, o Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência, entidade da qual o CEAPE-Sindicato faz parte, promove o  "Seminário Contra o Fim da Previdência Social e Pública. O evento”, aberto ao público, ocorre no Auditório Ana Terra, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255).
A atividade começará às 13h, com a palestra “PEC 6/2019: o maior ataque à Previdência da história do Brasil”. As palestrantes serão a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora do tema Previdência Sara Granemann; e a advogada especialista em direito previdenciário Marilinda Marques Fernandes.

Às 15h30min, ocorrerá a palestra “O desmonte da Previdência a serviço do sistema da dívida”. A palestrante será a auditora fiscal aposentada e coordenadora nacional da Auditoria da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli. Ao final, às 17h30min, será aberto espaço para discussão e aprovação de encaminhamentos de mobilização.

Sobre o Fórum

O Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência foi criado em janeiro de 2017, quando começava a tramitar a reforma da Previdência apresentada por Michel Temer (MDB). Desde lá, reunindo dezenas de entidades, foi protagonista, junto com as centrais sindicais, da resistência frente à proposta do governo, realizando diversos atos públicos, atuando em Brasília e conseguindo, inclusive, barrar judicialmente, por alguns dias, a propaganda governista sobre a reforma, que trazia informações mentirosas.

Em janeiro de 2019, o Fórum foi reativado, frente à ameaça, concretizada em fevereiro, de que o governo de Jair Bolsonaro (PSL) apresentaria uma proposta de reforma da Previdência ainda pior para os trabalhadores que a de Michel Temer (MDB). Desde então, o Fórum já realizou uma plenária, em fevereiro, que aprovou ações contra a reforma, uniu-se às atividades de resistência das mulheres no Dia Internacional de Luta das Mulheres, em 8 de março, e no ato e caminhada em memória de Marielle Franco, dia 14. Houve participação, ainda, na audiência pública organizada pela Frente Gaúcha em Defesa da Previdência, dia 15 de março.


13h - PEC 6/19: o maior ataque à
Previdência da história do Brasil

Sara Granemann
Professora da UFRJ, pesquisadora do tema previdência

Marilinda Marques Fernandes
Advogada, especialista em Direito Previdenciário

15h30min - O desmonte da Previdência
a serviço do sistema da dívida

Maria Lúcia Fatorelli
Auditora-fiscal, coordenadora
nacional da Auditoria Cidadã

17h30min - Encaminhamentos de mobilização

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade