Notícias CEAPE

Repercussão nacional da disputa pela vaga no TCU

Escrito por Ceape TCE/RS13 de Jun de 2012 às 02:13
Notícias CEAPE
.
 
 

Auditores lançam candidato azarão para vaga de ministro do TCU

Maria Lima, O Globo

Num processo inédito no Tribunal de Contas da União (TCU), a associação que representa os auditores do órgão decidiu entrar na briga pela vaga do ex-presidente do tribunal Ubiratan Aguiar, que deverá se aposentar no início de agosto, quando completará 70 anos.

A União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), com o apoio de entidades civis como a OAB, Instituto Ethos e Movimento Ficha Limpa, lançou a campanha "Ministro Cidadão", defendendo a candidatura do auditor Rosendo Severo. O cargo é disputado por dez deputados da base governista.

No páreo, brigando com a favorita, a deputada Ana Arraes (PSB-PE), estão os deputados Sérgio Carneiro (PT-BA), apoiado pela bancada petista; Osmar Serraglio (PMDB-PR), Jovair Arantes(GO), líder do PTB, Fátima Pelaes (PMDB), Átila Lins (PMDB), Damião Feliciano (PDT-PB), Milton Monti (PR-SP) e José Rocha (PR-BA). Aldo Rebelo (PcdoB-SP) teria retirado seu nome.

Rosendo é auditor há 20 anos e já foi secretário-geral de controle externo no TCU. Ele foi o nome escolhido, de uma lista de 60 nomes entre os 1.600 auditores filiados à Auditar. O assessor de Comunicação da associação, Leonardo Araújo, disse que já há negociações com um líder partidário para que seu partido assuma a indicação de Rosendo.

- A Constituição diz que, dos nove ministros do TCU, três serão indicados pelo Presidente da República e seis pelo Congresso, sendo três pela Câmara e três pelo Senado. Mas não é mandatório que seja um parlamentar. Temos um candidato à altura. Será mais um azarão para entrar nessa briga - disse Leonardo Araújo.

Leia mais em Auditores lançam candidato azarão para vaga de ministro do TCU.
   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade