Notícias CEAPE

Presidentes do CEAPE-Sindicato e Fenastc abordam os Desafios da Auditoria de Controle Externo em workshop

Escrito por CEAPE - Sindicato 30 de Mai de 2018 às 15:32
Notícias CEAPE
Os auditores públicos externos Josué Martins e Amauri Perusso participam de workshop no TCM-SP (Foto: TCM-SP).
 
 

Com objetivo de reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos à realização de Auditorias, por meio de discussão e disseminação de novas experiências, a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales, do TCM-SP, realizou o workshop: II - Desafios da Auditoria de Controle Externo no Brasil. O presidente CEAPE-Sindicato, Josué Martins, e o presidente da Federação Nacional das Entidades de Servidores de Tribunais de Contas – FENASTC, Amauri Perusso, foram palestrantes. O evento ocorreu na quinta-feira (24/5), na sede da Escola de Contas TCM-SP.

Abrindo o encontro, Amauri e Josué abordaram o Conceito de Auditoria. Segundo Josué “pensar o futuro e os desafios da Auditoria de Controle Externo exigirá da categoria dos auditores organização para além das pautas corporativas. O combate à corrupção e o exame das políticas públicas, tarefa essencial dos Tribunais de Contas, traz consigo a necessidade de estruturar os TCs de forma a garantir o devido processo legal de contas, mediante a atuação independente entre as três grandes funções que atuam no órgão.”

O tema “Auditoria Operacional” foi abordado pelo Auditor Federal de Controle Externo do TCU e Presidente da União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), Paulo Wanderson Martins. À tarde, o encontro prosseguiu abordando “Parcerias Público Privadas” e foi apresentado pelo Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE), Londres, Reino Unido e ex-diretor Acadêmico da Escola do Parlamento na Câmara Municipal de São Paulo, Carlos Alexandre Nascimento. “Auditoria de Efetividade: Serviços Públicos delegados pela Constituição Federal aos Municípios” foi apresentado por Fernando Morini, Auditor de Controle Externo do TCMSP. O tema de encerramento foi “Como a BIG-Data e a Internet das Coisas poderão ajudar nos trabalhos de fiscalização”, e teve apresentação de Sergio Gaiotto, Head of Advanced Analytics, A.I. & IoT na Keyrus Brasil – consultoria especializada em Data Intelligence e Digital.

Clique aqui para acompanhar a apresentação de Josué Martins

Clique aqui para acompanhar a apresentação de Amauri Perusso

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade