Notícias CEAPE

Presidente do CEAPE-Sindicato ministra aula aberta sobre a Dívida Pública

Escrito por CEAPE - Sindicato 17 de Out de 2017 às 13:33
Notícias CEAPE
.
 
 

O presidente do CEAPE-Sindicato, Josué Martins, foi o palestrante da Aula Pública promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindsepe) nesta terça-feira (17/10), 11h30min, na área externa do Teatro São Pedro, na Capital. Ele foi convidado para explicar aos servidores e ao público interessado sobre a origem da Dívida Pública, desde a sua federalização, na década de 90, e as alternativas para mudar esta realidade.

Josué explicou que, a implantação do Plano Real controlou a inflação galopante, mas trouxe juros estratosféricos. O governo estadual começou, então, a renegociar suas dívidas, as quais foram alçadas a um patamar elevado por conta dessa política de juros. Nenhum dinheiro novo entrou nos cofres públicos entre 1994 (ano do Real) e 1998 (ano do contrato em vigor).

Naquele momento, aproveitando-se de uma situação financeira crítica dos Estados, a União apresentou um contrato draconiano para o RS. “Atualmente, novamente premiados por uma crise brutal, a União nos apresenta como alternativa o aprofundamento da política que nos trouxe até aqui, o chamado Regime de Recuperação Fiscal. A dívida já estaria paga se os princípios de solidariedade, parceria e cooperação entre os entes federados fossem respeitados pela União”, observa Josué.

Atualmente, o Estado arrecada muito, investe pouco e não aplica o suficiente para atender as necessidades básicas da população.

A diretora do Sindsepe, Diva Costa, explicou que a ideia foi disponibilizar aos servidores e interessados uma explanação sobre o tema, de forma didática e acessível. “É importante que a população entenda que, todo este desmonte que está ocorrendo com o Estado, com venda de estatais, falta de serviços e atraso de pagamentos é para pagar esta dívida”, salientou. Diva acrescentou que a aula pública faz parte de um conjunto de ações que o Sindsepe está realizando para denunciar os custos da adesão ao plano de recuperação fiscal que o governo Sartori está negociando com a União.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade