Destaque na Mídia

Plataforma de dados abertos do TCE-RS é uma das dez maiores do mundo

Escrito por CEAPE-Sindicato11 de Jan de 2019 às 11:19
Destaque na Mídia
.
 
 

A plataforma de dados abertos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) foi considerada uma das dez maiores bases de dados do mundo. O resultado foi apresentado durante a 19ª conferência anual dg.o, da Digital Government Society, realizada em maio de 2018, na Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda.

De acordo com o artigo “Investigando automaticamente portais de dados abertos: uma metodologia e algumas ilustrações (Investigating open data portals automatically: a methodology and some illustrations) dos pesquisadores Andreiwid Sheffer Correa e Flavio Soares Correa da Silva, da Universidade de São Paulo (USP), e Pär-Ola Zander, da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, a plataforma Dados Abertos do TCE-RS está em 9º lugar entre as maiores do mundo, como mostra o ranking abaixo. Foram avaliados 3.152 portais.

 

O artigo aponta, ainda, que o TCE-RS disponibiliza 31.637 conjuntos de dados. Além da CKAN, que hospeda os dados do Órgão de Controle, a pesquisa também trabalhou com as informações de sites das plataformas Socrata, ArcGIS Open Data, e OpenDataSoft.
A iniciativa de compilar os dados do Tribunal de Contas gaúcho em um formato que permita o download e o uso livre das informações surgiu durante a gestão do conselheiro Cezar Miola, em 2012, sendo aperfeiçoado em 2015.  O conselheiro destaca que o Tribunal de Contas é depositário de uma vasta quantidade de informações, não apenas referentes à Instituição, mas a todos os Poderes e órgãos fiscalizados. “Tais informações são de grande interesse para a sociedade e devem estar, como regra, ao alcance dos interessados, de forma simples e segura quanto ao seu conteúdo. Para se concretizar esse compromisso, é fundamental que os dados sejam oferecidos em formato aberto”, disse.


O que são Dados Abertos?


São a publicação e disseminação de dados na Web, compartilhados em formato bruto e sem restrições de uso, de forma que possibilitem a compreensão automatizada, permitindo a criação de aplicações digitais. O movimento de Dados Abertos surgiu como uma demanda social para aumentar a transparência, a colaboração e a participação da cidadania nas políticas e ações de governo. Os dados são considerados abertos quando estão disponíveis em formato compreensível por máquina, podendo ser utilizados livremente e redistribuídos por e para qualquer pessoa.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade