Artigos

Os problemas da Petrobras

Escrito por Ceape TCE/RS22 de Fev de 2013 às 13:03
Artigos
.
 
 

Apesar de contidos, como meio de combate à inflação, os preços da gasolina e do óleo diesel aumentaram mais de 15% - quase o triplo da inflação - nos últimos doze meses, devendo, ainda, receber mais reajustes. Isso porque a Petrobras está vendendo no mercado interno combustível comprado no exterior a preço maior, compra essa que se tornou necessária pela redução da produção e pelo aumento do consumo interno. Com isso, está obtendo prejuízo na conta do abastecimento, o que provocou redução de lucro de 36% em 2012, resultando em grande queda na cotação de suas ações na bolsa.

Nem todo esse aumento foi sentido diretamente pelo consumidor, porque parte dele foi compensado pelo governo federal com a renúncia de arrecadação da Cide-combustíveis. Isso, no entanto, representou menos receita para estados e municípios, principalmente para estes últimos, que também perderam com a redução do IPI na venda de veículos, que enchem as ruas e contribuem para o aumento do consumo interno de combustíveis. Outro problema foi a mudança desnecessária do marco regulatório do petróleo vigente a partir de 1997 e estabelecido pela lei nº 9.478 (Lei do Petróleo), que autorizava a exploração de áreas, mediante licitação e contratos de concessão, com pagamento de royalties de 10% e participação especial de até 40%. Esse sistema fez com que entre 1997 e 2007 a produção triplicasse, ao passar de 600 mil para 1,8 bilhão de barris diários, e a participação do petróleo no PIB passasse de 2% para 10%.

Com as descobertas do pré-sal, em 2010, num retrocesso lamentável, foi alterado o sistema existente para o regime de partilha, em que a Petrobras passou a ter participação obrigatória de 30% na execução de cada contrato, o que está estrangulando sua capacidade de produção - resultando em queda de 2,3% em 2012 - e provocando carência de recursos financeiros e vários outros problemas. Foi uma mudança desnecessária que, junto com aos populismos referidos, explica quase todos os problemas da Petrobras.

Darcy Francisco Carvalho dos Santos

Economista

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade