Notícias CEAPE

Movimento das entidades ASTC e CEAPE

Escrito por Ceape TCE/RS13 de Jun de 2012 às 02:43
Notícias CEAPE
.
 
 

A catarse dos TCEs


Um dos efeitos importantes que o movimento Ministro Cidadão vem provocando na conjuntura nacional é a catarse dos tribunais de contas estaduais. Os TCEs vivem muitas dificuldades políticas quanto ao preenchimento das vagas de conselheiros, fato que vem levando alguns deles a empreender iniciativas de transformação no processo de escolha dos membros de suas cortes.

Na Região Sul, a Associação dos Servidores (ASTC) e o Centro de Auditores do TCE/RS (CEAPE)  passaram a reivindicar, com forte movimento social e ampla aceitação da mídia, a participação da cidadania na disputa por uma vaga no Conselho de Contas. O estado gaúcho vive um momento ímpar com o preenchimento, nos próximos dias, de três vagas na Corte, devido à aposentadoria de três conselheiros. No ano passado a ASTC e o CEAPE chegaram a apresentar à Assembleia Legislativa o nome do constitucionalista, professor Eduardo  Carrion, para concorrer à vaga, mas não lograram êxito. Entretanto, como as entidades gaúchas afirmaram em nota, fortaleceram a discussão com a sociedade e as instituições atuantes nesse processo.

Outra organização muito atuante, a Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ASTCERJ), já declarou que iniciará movimento similar ao dos auditores do TCU para que consiga aperfeiçoar o processo de escolha dos conselheiros do TCE/RJ. Enquanto isso não ocorre, os líderes da entidade estão engajados no movimento Ministro Cidadão, promovendo uma mobilização de grande capilaridade na praça carioca. A Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (FENASTC) segue como grande articuladora da reverberação do Ministro Cidadão entre os tribunais de contas estaduais, dando apoio e multiplicando as ações que emanam da coordenação do movimento situada na sede da União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), no Distrito Federal, no anexo II do próprio Tribunal de Contas da União (TCU).

Vendo a candidatura do auditor Rosendo Severo conquistar marcos importantes a cada semana, os servidores do TCU param o colega pelos corredores, declaram apoio, fazem brincadeiras otimistas e bem humoradas do tipo: "Deixe-me cumprimentar o excelentíssimo ministro". Tem auditores que publicam artigos sobre o movimento, debatendo o tema e difundindo ainda mais a proposta. E toda essa energia começou a contagiar os servidores dos TCEs, crentes que a iniciativa vinda do Planalto Central pode se tornar uma realidade nos estados brasileiros. É a catarse provocada pelo Ministro Cidadão.

Fonte: Portal Ministro Cicadão
Link: http://www.ministrocidadao.org.br/v1/?go=noticias&id=23
   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade