Notícias CEAPE

Ministro Cidadão conquista 10 votos para vaga no TCU

Escrito por Ceape TCE/RS13 de Jun de 2012 às 04:36
Notícias CEAPE
.
 
 

Rosendo Severo teve apenas dez votos na eleição para ministro do TCU, mas diz que sai vitorioso

Marcio Allemand 

RIO - Um candidato azarão, que nunca ocupou cargo eletivo, num ninho de políticos acostumados a batalhas por votos a cada quatro anos, pelo menos. Assim pode ser apresentado o candidato derrotado à vaga de ministro do TCU, Rosendo Severo, do movimento "Ministro Cidadão". Rosendo, mesmo com o apoio de dois partidos, PPS e PSOL, só obteve dez votos, e terminou o pleito em último lugar. A vencedora, deputada federal Ana Arraes (PSB-PE) contabilizou 222 votos , contra 149 de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e 47 de Átila Lins (PMDB-AM). Damião Feliciano, do PDT da Paraíba, ficou com 33 votos e Milton Monti, do PR de São Paulo, 30.

- Gostaria de ter conseguido mais votos, mas mesmo assim vejo como vitoriosa a iniciativa dos que lançaram e trabalharam por minha candidatura.

Rosendo ressalta que este é apenas um primeiro processo e diz que é preciso conscientizar a população a respeito da importância do TCU.

- É necessário fazer entender que o TCU não pode ser um ninho político, uma aposentadoria ou mesmo um prêmio. É um órgão técnico e por isso mesmo deve ter uma visão técnica.

Ele afirma que nunca tinha visto uma campanha tão acirrada para uma vaga de ministro do TCU.

- Desta vez foi um fato inédito e a oposição praticamente não participou. A nossa campanha partiu do pressuposto de que só teríamos chance a partir da sensibilização da sociedade. mas este é um caminho a longo prazo - concluiu.

Quanto ao investimento pessoal do filho da deputada Ana Arraes, o governador de Pernambuco Eduardo Campos, Rosendo foi taxativo:

- Ele jogou todos os cartuchos na campanha da mãe. Foi no mínimo estranho ver altas figuras da República brigando por este cargo.  

Líder do PPS diz que voto secreto foi o grande aliado da vencedora

Para o líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno, a votação secreta foi uma grande aliada na eleição da deputada Ana Arraes. Rubens, cujo partido apoiou a candidatura do ex-auditor Rosendo Severo para a vaga, acredita que eleições da importância feito a do TCU não podem acontecer sem transparência.

- O voto secreto tira a transparência e a responsabilidade do homem público.

O deputado disse ainda que a eleição de Rosendo Severo seria um marco, já que ele representaria um quadro técnico e não a eleição de um ex-parlamentar, comprometido com apadrinhamentos e apoios partidários.

- Rosendo é um técnico do TCU aposentado e toda a sua carreira foi marcada pelo mérito. Sua eleição seria um modo de livrar o TCU das amarras políticas - analisa o líder do PPS.

Fonte: O Globo Online

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade