Notícias CEAPE

Mais de 400 pessoas participam do XIII Sinaop e I Oficina Internacional

Escrito por Ceape TCE/RS12 de Jun de 2012 às 15:57
Notícias CEAPE
.
 
 

O Instituto Brasileiro de Obras Públicas emprestou especial transparência, credibilidade e cidadania e esse 15 de Novembro de 2010. Em pleno feriado da República, mais de 250 pessoas, se reuniram no Auditório Dante Barone, da Assembléia Legislativa para dar início ao XIII Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop). São 25 Tribunais de Contas do Brasil, inclusive o Tribunal de Contas da União (TCU), ao todo estão inscritas 456 pessoas. Técnicos de todo o país discutem o planejamento necessário para a realização de auditorias nos milhares de obras públicas executadas no país, com destaque para as da Copa 2014. O evento oferece ainda, de forma inédita, uma Oficina Internacional, com as experiências de China e Argentina, no tocante à fiscalização e controle externo.

Para o presidente do Ibraop, Engenheiro Cezar Motta, os 10 anos de trabalho da entidade resultou na visibilidade desfrutada hoje pelo Instituto, “que inclusive passou a ser reconhecido como um referencial para as diversas áreas que envolvem controle, fiscalização e gestão de obras públicas. Motta destaca a capilarização do Ibraop, para além dos TCEs, Confea-Creas, Órgãos Governamentais, Legislativo, em vários locais e instâncias”.

O Grupo de Trabalho para o Aperfeiçoamento e Gestão de Obras Públicas, coordenado tecnicamente pelo Ibraop, centralizado no gabinete do senador Jefferson Praia (PDT-AM), foi um dos destaques do dirigente. O grupo,  segundo Motta, tem o apoio direto da Consultoria de Orçamento
do Senado Federal do TCU, da Atricon e dos TCEs do RS, Paraná e Santa Catarina, além do Confea e do Crea PR. Sensibilização Social, Planejamento a Longo Prazo e Aperfeiçoamento Legislativo são os principais eixos de atuação deste trabalho.

Finalizando, Motta destacou a criação inédita no Brasil,  da Rede de Controle e Fiscalização, liderada pelo TCU, com a participação do Ibraop em audiências Públicas, ambas coordenadas pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, tanto sobre Atuação do Controle Externo em Obras Públicas e Formação de Preços nas Obras Públicas Brasileiras.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade