Destaque na Mídia

Fiscalização Tributária terceirizada é alvo de críticas

Movimentos divulgaram manifesto em que apontam que a terceirização do serviço coloca em risco processos de fiscalização

Escrito por Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE18 de Jul de 2017 às 11:31
Destaque na Mídia
Nota defende que a fiscalização é uma atividade típica e essencial da administração pública. Foto: Divulgação/MCCE.
 
 

O Movimento de Combate à Corrupção no Espírito Santo divulgou um manifesto em que aponta que a terceirização do serviço coloca em risco processos de fiscalização realizados pelo TC-ES, além de outros trabalhos realizados pela Receita Federal, Polícia Civil e Ministério Público Estadual, onde foram investigados desvios de recursos públicos, fraudes em licitações, crimes contra a ordem tributária, dentre outras.

Representantes dos movimentos citam como exemplo de ações que correriam risco a Operação Derrama, que, em 2013, levou ex-prefeitos do Espírito Santo para a cadeia por ilegalidades na contratação de uma empresa que oferecia serviços de recuperação de tributos municipais.

Para as 15 entidades que assinam o documento do movimento, a fiscalização é uma atividade típica e essencial da administração pública e deve ser realizada por servidores efetivos, aprovados por concurso. O secretário-geral da ONG Transparência Capixaba, Edmar Camata critica a falta de transparência na contratação dessas empresas terceirizadas.

"A contratação geralmente não é transparente. Normalmente é de uma empresa específica e que tiravam resultados financeiros muito grandes. A gente está tirando a pessoa que representa o Estado, que é o auditor, que tem seu interesse voltado para a prestação de serviço público e jogando esse serviço na mão de uma empresa cujo o foco dela é o lucro", pontua.

 

Acesse a nota aqui.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade