Notícias CEAPE

Entidades reúnem-se para combater Pacote do Governo

Escrito por CEAPE-Sindicato05 de Dez de 2016 às 16:19
Notícias CEAPE
Reunião ocorreu no Hotel Master Express, na Capital..
 
 

Convocada pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul (Semapi) e coordenada pelo professor da UFRGS, historiador Francisco Marshal, ocorreu no Hotel Master Express, na Capital, na manhã de sexta-feira (2/12), a primeira reunião de um grupo ainda não batizado, mas que visa congregar todas as entidades sindicais e associativas das empresas, fundações e autarquia que estão ameaçadas de extinção pelo governo Sartori, além de outras entidades da esfera federal, visando a coesão para atuação também contra a PEC 55. 

O coordenador do encontro lembrou os objetivos da reunião: intensificar os relacionamentos entre as entidades sindicais dos órgãos envolvidos no pacote e entre todos os órgãos do Estado e das demais esferas de governo, visando o objetivo comum; comunicação conver-gente; relacionamento com políticos, imprensa e produção de materiais e levantamentos técnicos.

Após, a dinâmica foi de identificação das entidades presentes e relato de suas atividades contra o pacote. As intervenções foram bastante significativas para defender a ideia de que, dentro de toda a diversidade

das entidades ali presentes, há que haver um único objetivo, qual seja, de combater o Pacote Sartori e a PEC 55.

Algumas atividades já foram realizadas, como o ato de abraço ao Zoológico de Sapucaia do Sul (dia 4/12) e o encontro de todos os prefeitos do Estado com o Sartori (dia 5/12), na Praça da Matriz. 

Estão Previstos para os próximos dias:

• 06.12, dia inteiro – Praça da Matriz (porque se avaliou que deve haver manifestações todas as terças, dia de sessões da AL em que os Deputados estão presentes);

• 07.12, 13h30min – Centro de Eventos Plaza São Rafael -  Seminário “A Importância das Fundações para a Socieda-de”;

• 08.12 –  manhã: assembleia CPERS indicativo de greve,   tarde: assembleia geral de diversas categorias;

• 13.12 – grande dia de mobilização, em que se pretende encher a Praça da Matriz. A mobilização começa às 14h no Largo Glênio Peres.

Estiveram presentes ao encontro, o CEAPE-Sindicato, SEMAPI, UGEIRM, ANDES, ASSUFRGS, SINTERGS, CUT, SEJUS, SIDISEP, CGTB, MUS, além de representante de associações e sindicatos da CORAG, FEPAGRO, SPH, FEPPS, FASE, FGTAS, FZB, FEE, FDRH, CIENTEC, METROPLAN, Fundação Piratini.

Movimento se reuniu nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (5/12), as entidades integrantes do Movimento Unificado de Servidores, estiveram reunidas na Praça da Matriz repassando o calendário de atividades/mobilizações e reforçando as iniciativas de enfrentamento às medidas de Austeridade do Governo Sartori no Estado e Temer no país. A avaliação é de que a PEC 55 e as medidas no RS são complementares e se situam nos marcos dos ataques aos direitos dos trabalhadores e da sociedade uma vez que tratam de reduzir a capacidade de o Estado (Nação e RS) prestar serviços de qualidade à sociedade.

Além dos evento já citados, amanhã (6/12), 16h, haverá uma aula pública na Praça da Matriz sobre a PEC 55 com a participação de um economista da FEE e os estudantes de economia da UFRGS. No dia 7/12 as entidades estarão em contato com as bancadas de partidos com representação na ALERGS, além do Seminário sobre as Fundações. Na sexta-feira (9/12), 12h, haverá reunião das entidades na Praça da Matriz para organizar o dia 13/12.

Para o presidente do CEAPE-Sindicato, Josué Martins, o momento é de mobilização e de enfrentamento ao conjunto de políticas que os Governos Temer e Sartori pretendem implantar. "Elas não combatem a causa da crise do Estado e tendem a dificultar sua superação. Não en-frentam o problema das dívidas e desestruturam aparelhos de estado que poderiam ajudar a planejar o futuro do RS, como é o caso da extinção da FEE, por exemplo”, ressaltou Josué.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade