Notícias CEAPE

Começa o I Congresso de Auditores Públicos Externos do TCE-RS

Escrito por CEAPE-Sindicato29 de Nov de 2017 às 14:53
Notícias CEAPE
Fotos: Vera Nunes - Ascom CEAPE-Sindicato.
 
 

 

 

 

A Independência da função de auditoria, capacitação e divulgação do trabalho dos auditores, plano de carreira, benefícios fiscais, dívida pública, ouvidorias e efetividade dos Tribunais de Contas foram alguns dos temas abordados nos painéis de abertura do I Congresso de Auditores Públicos Externos do TCE-RS, nesta quarta-feira (29/11), no Auditório Francisco Juruena do Tribunal de Contas do RS (TCE-RS).

Na abertura do evento, o presidente do Ceape-Sindicato, Josué Martins, destacou o fato de ser o primeiro congresso realizado pela entidade, após sua transformação em sindicato. Lembrou da importância desta caminhada, uma vez que para “enfrentar  questões como as que são debatidas neste evento fazem-se necessárias entidades mais robustas politicamente”. Ao saudar os participantes, Josué esclareceu sobre o formato e o modo de seleção dos temas abordados, elencados através de pesquisa junto aos associados.

Na sequência, o presidente da Fenastc, Amauri Perusso, que preside o XXVII Congresso da entidade, realizado em paralelo ao evento do CEAPE, salientou o momento atual no país, no qual se enfrenta uma crise econômica e uma crise moral. “E os servidores públicos estão sendo acusados de serem os responsáveis por toda essa crise, por isso, precisamos discutir e mostrar para a sociedade o nosso papel, recuperando a credibilidade sobre as nossas ações”. O XXVII Congresso da Fenastc acontece nesta quinta-feira (30/11), às 9h30, com abertura e palestra magna do Prof. Ladislau Dowbor sobre a conjuntura nacional e lançamento do livro A Era do Capital Improdutivo, no Auditório Romildo Bolzan do TCE/RS.

Após a saudação aos Congressistas, seguiram-se os painéis com os temas apontados pela pesquisa na categoria: Independência da Auditoria, apresentado pelo auditor Romano Scapin; Capacitação, estruturação e especialização / Divulgação da função e trabalho do auditor, por Renato Pedroso Lauris; O Controle Social e o Papel das Auditorias, por Airton Reiben e Controle Externo e Auditoria no TCE-RS, apresentado por Leonardo Jorge Victor Nascente Ferreira. O presidente do CEAPE-Sindicato, Josué Martins, encerrou a apresentação dos painéis com o tema Plano de Cargos e Salários/ Transparência de Benefícios Fiscais e Dívida Pública.

Pela tarde o Congresso continua com os trabalhos em grupo.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade