Notícias CEAPE

Cerimônia marca os 10 anos do PAR

Escrito por CEAPE-Sindicato17 de Dez de 2018 às 12:18
Notícias CEAPE
O PAR é destinado aos servidores com situação funcional próxima à aposentadoria (Foto: Mariana Barcelos / CEAPE-Sindicato).
 
 

“Participar do PAR em 2016 foi uma experiência muito gratificante, que contribuiu para me preparar para a aposentadoria”. A garantia é do APE aposentado, Jaime Nunes Bezerra, que começou a usufruir da aposentadoria em novembro de 2016, não sem antes trocar ideias com os colegas que estavam na mesma situação, através do PAR – Programa Aprendendo a Recomeçar. Já o APE aposentado, Mark Ramos, relembrou o motivo da criação do PAR: "construir um ambiente entre colegas com características semelhantes, todos próximos da aposentadoria". O PAR é uma criação do RH do TCE-RS, destinado a colegas com situação funcional próxima à aposentadoria, visando responder aos questionamentos pessoais sobre o que fazer depois que se encerrar a vida laboral. O programa completou 10 anos em 2018.

Segundo Jaime, os colegas que realizavam o PAR expressavam diferentes visões sobre a aposentadoria, alguns com medo e insegurança sobre o que estava por vir e outros com confiança e determinação de que essa nova etapa da vida seria gratificante. “E eu me incluía nessa última turma”, salienta, lembrando que o programa o ajudou a consolidar algo que já pensava: “que a aposentadoria iria proporcionar mais tempo para me dedicar a outras coisas que aprecio e que antes fazia, mas com menos intensidade do que gostaria, como, por exemplo, a leitura”.


Jaime Nunes, que hoje também é diretor jurídico do CEAPE-Sindicato, lembra que o Programa foi importante para que ele decidisse retornar ao coral do TCE dois meses antes de se afastar e continuasse no mesmo até hoje. “Por tudo isso, eu só posso dar os parabéns a todos/as servidores/as que ao longo desses dez anos se dedicaram a por em prática esse relevante programa”.

Para Mark Ramos, que hoje também faz parte da Diretoria do CEAPE-Sindicato como Diretor de Integração Social, Cultural e Esportiva, a principal contribuição do PAR foi a tranquilidade para escolher o momento mais propício de interrupção das atividades. Ele lembra que quando escolheu se aposentar tinha 48 anos no mercado de trabalho e 31 anos de TCE-RS e acreditava ser o momento que pareceu mais favorável. Ao concluir seu período de trabalho na auditoria pública externa, iniciou um voluntariado na sua área de formação que é Economia. 

 

Laços fortes


O Conselheiro do TCE-RS, Cezar Miola prestigiou o evento e falou sobre o misto de sentimentos a que esse momento o remete, tendo sua fala marcada pela gratidão a todos que vieram antes dele. “Espero que todos continuem com laços fortes com o TCE-RS, e que continuem zelando pelos seus princípios e valores”, diz Miola. Agradeceu aos idealizadores e responsáveis pelo projeto, ressaltando a importância do fato de que aqueles que estão participando do programa fortalecem sua relação consigo mesmo.


Lucas Rodrigues Flores, coordenador de RH do TCE-RS, começou sua fala reforçando o reconhecimento a todos que se comprometeram com o projeto e que de alguma forma propiciaram para que o evento pudesse acontecer. Flores ressaltou também que o Tribunal não é obrigado a realizar tal programa, mas percebe a importância desta ação. O evento contou com a apresentação do Coral do TCE-RS, integrado por colaboradores ativos e aposentados da Casa, que apresentaram as seguintes músicas: “Romaria”, de Renato Teixeira; “Tiro ao Álvaro”, de Adoniran Barbosa e “Brasil Pandeiro”, de Assis Valente.

O CEAPE-Sindicato esteve na solenidade, representado pelo Presidente, Josué Martins e pelo Diretor Jurídico, Jaime Nunes Bezerra. Marcaram presença também a Conselheira Substituta do TCE-RS, Ana Cristina Moraes Warpechowski; o Diretor Geral do TCE-RS, Sandro Correia de Borba; o Diretor da Escola de Gestão e Controle do TCE-RS, Sandro Trescastro Bergue; o Presidente da AFA, José Carlos Garcia de Mello e a APE, Sônia Lopes, idealizadora do PAR.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade