Notícias CEAPE

Cerca de 200 servidores ouviram Tarso Genro na abertura do Encontro com Candidatos

Escrito por Ceape TCE/RS12 de Jun de 2012 às 15:19
Notícias CEAPE
.
 
 

A indicação de um nome técnico para a próxima vaga ao Conselho do Tribunal de Contas do Estado (TCERS) não foi descartada pelo candidato ao Piratini, Tarso Genro, que falou para cerca de 200 pessoas no primeiro Encontro com os Candidatos, promovido pela Associação dos Servidores e pelo Centro de Auditores Públicos Externos do TCERS, nesta terça-feira, 03 de agosto. Genro assegurou ainda que o próximo nome, que será indicado pelo Executivo, em julho de 2011, terá que ter formação jurídica, conciliada com o perfil político porque o TCE é uma instituição política,  o que não quer dizer partidarismo, defendeu Tarso. Para o candidato “o fulcro deve ser o aprofundamento  da transparência e o combate à corrupção, onde o TCE tem uma função importantíssima”, avaliou.

Segundo relatório de auditoria sobre a Educação Infantil no Estado, de cada 100 crianças 69 não são atendidas e em torno de 141 municípios gaúchos não oferecem vagas em creches para a faixa etária do zero a três anos. O combate ao déficit neste atendimento   se dará, segundo Genro, com a qualificação e apresentação de projetos na área.  O candidato exemplificou que muitas prefeituras não usufruem dos recursos oferecidos pelo Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb),  pela ausência de planejamento para o setor.

DSC_6345

A Saúde foi outro tema abordado pelo candidato da Unidade Popular pelo Rio Grande – quando questionado sobre o descumprimento dos índices constitucionais na área - disse que aposta na qualificação do sistema de arrecadação, como origem de recursos  para avançar na implantação de Programas de Saúde da Família (PSF).  Os próprios recursos da União, disponíveis e não utilizados, também por ausência de projetos dos executivos municipais ou até mesmo a ausência de articulação política, foi outra fonte citada por Genro. A última alternativa para novos recursos a serem investidos na  educação infantil está nas agências internacionais:  “O investimento em estradas, por exemplo, acaba por aliviar um orçamento estrangulado e deslocando novos valores para a área da Saúde”, finalizou o candidato.

DSC_6370

Tarso Genro esteve acompanhado de seu vice Beto Grill e foi recepcionado no TCE-RS pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro João Osório e pelo vice-presidente conselheiro Cezar Miola.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade