Notícias CEAPE

CEAPE-Sindicato recebe assessor de Henrique Fontana

Escrito por CEAPE - Sindicato 15 de Fev de 2019 às 12:01
Notícias CEAPE
Assessor do deputado federal Henrique Fontana (PT) visita sede da entidade. (Foto: Vera Nunes).
 
 

O CEAPE-Sindicato recebeu nesta quinta-feira, 14/02, a visita de Maicon Prado, assessor do deputado federal Henrique Fontana (PT). Ele veio até a sede da entidade para buscar subsídios sobre a questão do endividamento público. “Queremos conhecer melhor o problema e buscar informações para decodificá-lo para a vida real da população”, explicou, ressaltando a qualificação do debate levada pelo CEAPE nas diversas searas em que tem participado.

Recebido pelo presidente, Josué Martins, e pelo vice, Filipe Leiria, o assessor conheceu um pouco sobre a atuação do Núcleo Gaúcho da Auditoria Cidadã da Dívida, recebeu indicações de leituras sobre o tema e conheceu a publicação do CEAPE-Sindicato, Achados de Auditoria, que possui artigos sobre o assunto. “Para compreender a dívida pública, é preciso entender a fase do capitalismo que nos encontramos hoje, de dominação da lógica de acumulação pelo capital financeiro”, salientou o presidente Josué Martins. Ele explica que hoje o mundo vive a fase do capital improdutivo, onde o dinheiro se valoriza através do pagamento de encargos sem, necessariamente, relação com a produção real.

 

Diante desse cenário, continua o presidente do CEAPE-Sindicato, é possível compreender como a dívida do RS cresceu brutalmente entre 1994 e 98 e o Estado não recebeu um centavo de dinheiro novo. “E é este crescimento do endividamento que tem justificado as privatizações e o conjunto de políticas restritivas de direitos à sociedade e aos servidores”, adverte. O vice-presidente, Filipe Leiria, apontou o curso de EAD oferecido pela Auditoria Cidadã da Dívida como uma importante fonte de conhecimento sobre o tema aos interessados. Um dos pontos lembrados, por ele, é de como está configurado o sistema da dívida dentro das instituições. “Percebe-se que a máxima de que o comportamento coletivo é a soma dos comportamentos individuais, não é verdadeira, nem entre os indivíduos e muito mesmo entre as instituições”, salienta.

Ficou estabelecido que o CEAPE está à disposição para ampliar as discussões e ajudar nas formulações de proposições que ajudem a resolver o problema do endividamento do RS.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade