Notícias CEAPE

CEAPE-Sindicato promove Roda da Conversa Mês da Consciência Negra

Escrito por CEAPE-Sindicato21 de Nov de 2018 às 12:30
Notícias CEAPE
.
 
 

O CEAPE-Sindicato promove no próximo dia 29 de novembro (quinta-feira) a 1ª Roda de Conversa Mês da Consciência Negra. O evento, voltado a servidores públicos, estudantes e público geral, ocorrerá no auditório Romildo Bolzan, do TCE-RS (Rua Sete de Setembro, 388 – Centro Histórico), a partir das 14h30min. Conforme o vice-presidente do CEAPE-Sindicato, Filipe Leiria, responsável pela organização do evento, a ideia é refletir sobre a condição da população negra no Brasil e as raízes escravocratas ainda presentes.

Na programação, a exibição do Documentário Manifesto dos Porongos, do Grupo Rafuagi. O filme aborda o episódio do massacre de Porongos durante a Revolução Farroupilha, quando negros escravizados que lutavam ao lado dos farroupilhas com a promessa de liberdade foram emboscados e chacinados, através de ordens diretas de Duque de Caxias e David Canabarro. Após, ocorre a Roda de Conversa com a participação do Jornalista Juremir Machado da Silva, da professora Naiara Rodrigues Silveira, do representante do Quilombo Fidélix, Sérgio Fidelix, do Rafa, integrante do Rafuagi, do antropólogo, Cristian Salaini, do historiador, Jorge Euzébio, do antropólogo Cristian Salaini e da mestre em Educação, Adriana Conceição Santos dos Santos.

O evento tem apoio da Associação dos Servidores Efetivos da AGERGS, Escola de Poesia, Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB-RS, Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, Movimento Policiais Antifacismo, Associação do Ministério Público-RS e União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública do RS.

A participação é aberta. Para se inscrever, clique aqui

Veja a programação completa:


14:30  - Recepção
14:45 – Abertura (fala representante CEAPE-Sindicato e representante TCE-RS)
15:00 – Documentário “Manifesto dos Porongos”
15:20 – Roda de Conversa- Juremir Machado da Silva (Jornalista), Naiara Oliveira (escritora), Sérgio Fidelix (Rep. Quilombo Fidélix), Rafa (integrante do Rafuagi); Cristian Salaini (antropólogo); Jorge Euzébio (historiador) e Adriana Conceição Santos dos Santos (Mestre em Educação)


17:00 – Pocket Show Grupo Rafuagi
17:30 – Encerramento

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade