Notícias CEAPE

CEAPE-Sindicato participa da reunião de fundação do Fórum de Combate à Intolerância e ao Discurso de Ódio

Escrito por CEAPE-Sindicato14 de Fev de 2019 às 09:37
Notícias CEAPE
.
 
 

Na manhã do dia 7 de fevereiro (quinta-feira), o vice-presidente do CEAPE-Sindicato, Filipe Leiria, representou a entidade e o Núcleo Gaúcho do Movimento Auditoria Cidadã da Dívida na reunião de fundação do Fórum de Combate à Intolerância e ao Discurso de Ódio.

O Fórum foi criado em 2016 para permitir uma atuação em rede no enfrentamento de questões ligadas à violência (física e simbólica), promovendo a diversidade para combater a intolerância. Na ocasião foram encaminhadas três questões centrais: 1) a criação de comissões temáticas de discussão; 2) a aprovação do regimento interno do Fórum e 3) a assinatura das entidades que criam o Fórum.  A dinâmica prevê reuniões mais seguidas no âmbito das comissões e encontros mais espaçados do Fórum. Inicialmente serão constituídas três comissões sobre assuntos cujo debate já se encontra mais amadurecido.

A primeira comissão é de vigilância a iniciativas de projetos de Escola Sem Partido. A segunda discutirá o recente pacote da chamada “Lei Anticrime” anunciado pelo atual Ministro da Justiça e suas repercussões. A terceira comissão está relacionada à criação das delegacias de tolerância, no âmbito estadual, anunciadas pela nova chefe da Polícia Civil. O CEAPE-Sindicato e o Núcleo Gaúcho da Auditoria Cidadã da Dívida participam como entidades fundadoras, propondo a criação de uma comissão futura de análise orçamentária e financiamento das políticas sociais.  Estavam presentes, representantes das Defensorias (Estadual e União), Ministério Público Federal, Justiça Federal, UFRGS, SIMPA, Pais pela Democracia, Comissões de Direitos Humanos (estadual e municipal), Associação dos Juízes Federais, dentre outros. São ainda signatários, mas não estavam presente: MST, Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho. Em princípio a coordenação do Fórum fica a cargo do Procurador da República, Enrico Rodrigues de Freitas. O ingresso de novas entidades depende da aprovação das entidades fundadoras.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade