Notícias CEAPE

Café com Debate discute (In)Justiça Social e Dívida Pública

Escrito por CEAPE-Sindicato20 de Jul de 2018 às 12:19
Notícias CEAPE
Vice-presidente do CEAPE-Sindicato falou sobre a Auditoria Cidadã da Dívida Pública.
 
 

(In) Justiça Social e Dívida Pública, esse foi o tema do encontro Café com Debate realizado pelo CAMP – Escola Cidadã, na terça-feira, (3/7), às 17 horas e 30 minutos. Na ocasião participaram como palestrantes o Auditor-Fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, João Carlos Loebens  (representando o Instituto de Justiça Fiscal) e o Auditor Público Externo do TCE e Vice-Presidente do CEAPE, Filipe Costa Leiria (representando a Auditoria Cidadã da Dívida).


Em sua explanação, Loebens (foto abaixo) destacou o tema da injustiça fiscal, a regressividade da tributação, desonerações fiscais que produzem injustiças sociais e a necessidade de se repensar o equilíbrio da relação tributação e prestação de serviços  públicos. Já, Leiria (ao lado), abordou a denúncia  central do movimento Auditoria Cidadã , o sistema da dívida (mecanismo complexo que carreia recursos dos setores produtivos para um rentismo financeiro improdutivo),  identificando raízes antropológicas da dívida como dominação, sua evolução histórica e como se apresenta no contexto do endividamento  do  Estado do Rio Grande do Sul.

Após as exposições, abriu-se o espaço para perguntas e debates.  Na ocasião, participaram do evento um público diverso composto por servidores públicos, representantes de movimentos sociais, professores, pesquisadores e estudantes (abaixo). O evento se encerrou por volta das 20 horas, deixando a certeza sobre a importância dos temas debatidos e seus reflexos no desenvolvimento da sociedade.

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade