Destaque na Mídia

Auditor Público Externo apresenta resultados da Secretaria de Transparência e Controladoria da Capital

Escrito por CEAPE - Sindicato 11 de Jan de 2018 às 11:27
Destaque na Mídia
Bergue afirma que órgão passa a participar da gestão de processos. (Foto: Marcelo G. Ribeiro - JC).
 
 

O Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Sandro Bergue, atual secretário da Transparência e Controladoria (SMTC), da Capital, apresentou nesta quarta-feira (10/1), os resultados da economia para o município com a realização de auditorias. Filiado ao CEAPE-Sindicato, Sandro destacou que as ações executadas pela Controladoria Geral do Município (CGM) evitaram um desperdício de R$ 12 milhões no ano passado. Segundo o presidente do CEAPE-Sindicato, Josué Martins, o trabalho desenvolvido na prefeitura de Porto Alegre, comandado pelo auditor do TCE-RS, vem ao encontro do trabalho defendido pelo Sindicato de aprimoramento da gestão pública e reforça a importância da realização das auditorias comandadas por quadro qualificado da nossa Categoria.

O secretário da Transparência e Controladoria (SMTC), da Capital, também apresentou o trabalho realizado desde setembro passado pela equipe específica para atendimento das demandas de ouvidoria. Quatro servidores do núcleo centralizado do setor recebem denúncias, reclamações, elogios e pedidos de informação, por telefone ou presencialmente, e são responsáveis por prestar o retorno ao cidadão ou colega que tenha encaminhado a demanda. Além disso, as secretaria e os órgãos da administração direta contam com um profissional capacitado para levantar informações de sua competência em relação a essas demandas. "A ouvidoria é o órgão central gestor da escuta qualificada que temos no município, que articula esses diferentes representantes em cada secretaria para construir junto uma resposta e levar de novo para o demandante", explica o titular da Secretaria de Transparência e Controladoria, Sandro Bergue.

Bergue é ligado ao TCE desde 1994, onde também dirigiu a Escola Superior de Gestão e Controle e atuou nas áreas de controle externo e administrativa, inclusive como assessor do Ministério Público de Contas (MPC). Cedido pelo Tribunal, o auditor está à disposição do Executivo Municipal desde setembro de 2017.

Clique aqui e leia a reportagem de Zero Hora sobre a economia gerada pelas auditorias na Capital: https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2018/01/com-auditorias-prefeitura-de-porto-alegre-evita-desperdicio-de-r-12-milhoes-cjc9p8dhu00jh01kevmhj5s9s.html 

Clique aqui e leia reportagem do Jornal do Comércio sobre a reestruturação do setor de ouvidoria: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2018/01/politica/606009-porto-alegre-reestrutura-setor-de-ouvidoria.html

Leia o texto da imagem abaixo da notícia publicada no Correio do Povo sobre a reestruturação:

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade