Artigos

As Invalidezes Jurídica e Social das Sociedades de Economia Mista Gestoras de Ativos Estatais

Conheça o novo estudo do auditor fiscal João Pedro Casarotto

Escrito por João Pedro Casarotto17 de Fev de 2017 às 09:24
Artigos
O estudo aplica-se às empresas congêneres Estaduais e Municipais.
 
 

Em estudo elaborado pelo auditor-fiscal do Rio Grande do Sul, João Pedro Casarotto, o especialista defende que é inadiável a sustação do movimento financeiro que vem ocorrendo em todo o Brasil e que visa ao aumento do endividamento dos Estados e Municípios, via emissão de títulos da dívida pública denominados de debêntures.

De acordo com o estudo, a emissão desses títulos está sendo viabilizada pela reativação de antigas e a criação de novas pretensas sociedades de economia mista – regidas pela Lei das Sociedades por Ações (Lei Federal no 6.404/76) – que objetivam a gestão de ativos estatais.

O estudo aplica-se às empresas congêneres Estaduais e Municipais, porém, por ser o campo de análise muito amplo, este estudo restringe-se ao caso do Município de Porto Alegre – capital do Estado do Rio Grande do Sul – que em 30 de dezembro de 2015, editou a Lei ordinária nº 11.991, que autoriza o Executivo a criar uma destas pretensas sociedades de economia mista, a Empresa de Gestão de Ativos do Município de Porto Alegre S.A. – Investe POA.

Clique aqui e confira o estudo na íntegra

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade