Notícias CEAPE

Acompanhe na mídia: Assembleia elege Técnico para vaga de conselheiro do TCE no estado do Paraná

Escrito por Ceape TCE/RS13 de Jun de 2012 às 01:50
Notícias CEAPE
.
 
 

Com 34 votos favoráveis, o Procurador Geral do Estado Ivan Lellis Bonilha foi eleito hoje (5) pela Assembleia Legislativa para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O deputado Augustinho Zucchi (PDT) fez 18 votos. Foram registrados ainda um voto em branco e um nulo. Após o anúncio do resultado, o presidente da Mesa Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), colocou em votação o projeto de Decreto Legislativo nº 03/11, indicando Bonilha para a vaga. Desta feita, 48 deputados aprovaram o projeto.

Todos os 54 deputados compareceram à sessão especial, inclusive Fábio Camargo (PTB), que está licenciado para tratamento de saúde. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) reassumiu temporariamente o mandato para participar da votação, deixando de fora do processo o parlamentar petista Elton Welter, suplente. A posse de Bonilha acontecerá em data a ser definida pelo TCE.

Deputados fazendo a apuração dos votos


Desistência – O deputado Nelson Garcia (PSDB), que também pleiteava o cargo, encaminhou ofício à Mesa no final da manhã, comunicando a decisão de abandonar a disputa em favor do colega Augustinho Zucchi que, segundo ele, “soube administrar melhor a candidatura”.

Ao abrir a sessão, o deputado Valdir Rossoni ofereceu aos dois concorrentes que não haviam usado a Tribuna na véspera a oportunidade de fazê-lo naquele momento, mas eles não se manifestaram. Garcia levantou uma questão de ordem para explicar sua decisão, e Zucchi preferiu usar o horário da Liderança de seu partido para defender sua candidatura como “uma tese em favor da valorização do parlamentar, já que a indicação cabe ao Poder Legislativo”.

Falaram para expor a posição de suas bancadas os líderes do DEM, Élio Rusch, do PMDB, Caíto Quintana, do PPS, Douglas Fabrício, além do próprio Zucchi. Então Rossoni convidou os deputados Ênio Verri (PT), líder da Oposição, Caíto Quintana, Ademar Traiano (PSDB), líder do Governo e Élio Rusch para a vistoria da urna e do local de votação. Os quatro permaneceram fiscalizando o processo até o fim. Às 16h15 votou o último deputado, Plauto Miró.

Em seguida, Rossoni designou os deputados Pedro Lupion (DEM), Alexandre Curi (PMDB), Cesar Silvestri (PPS) e Raska Rodrigues (PV), para comandarem a contagem dos votos. O primeiro voto apurado foi para Bonilha, que manteve uma tranquila margem de vantagem ao longo de todo o processo.

Vários deputados destacaram a forma democrática como o Legislativo conduziu a eleição, com ampla divulgação de todas as suas etapas. Prova disso foi o grande número de inscritos: 44. Ao fim dos procedimentos preparatórios, a Comissão Especial designada para essa tarefa aprovou 17 candidaturas, posteriormente homologadas. Com a desistência de Nelson Garcia, 16 chegaram até a sessão especial de hoje em condições de serem votados.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Sandra C. Pacheco
Foto Nani Gois
   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade