Destaque na Mídia

A falsificação nas contas oficiais da Reforma da Previdência

Leia artigo dos pesquisadores da Cecon/Unicamp

Escrito por Pedro Paulo Zahluth Bastos e outros*18 de Set de 2019 às 11:13
Destaque na Mídia
.
 
 

A Carta Capital publicou reportagem, nesta semana, intitulada "As Contas Falsas da Previdência", que já replicamos neste site. Agora, tivemos conhecimento do estudo dos pesquisadores da Unicamp revelando que eles tiveram acesso à planilha com cálculos oficiais do Ministério da Economia sobre a Reforma da Previdência, até então em sigilo, através da Lei de Acesso à Informações (LAI).

Veja o que eles dizem: 

Auditamos e encontramos indícios de falsificação ou, no mínimo, incompetência inexplicável. Os cálculos manipulam os dados sem respeitar a legislação e inflam o custo fiscal das aposentadorias atuais para justificar a reforma e exagerar a economia fiscal e o impacto positivo (inexistente) sobre a redução da desigualdade da Nova Previdência.

Refazendo os cálculos oficiais com o uso das normas vigentes legalmente, demonstramos que, para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o subsídio para as aposentadorias dos trabalhadores mais pobres diminui e não aumenta com a reforma da previdência.

Leia o trabalho dos pesquisadores, na íntegra, clicando aqui. 

 

*1Os autores são respectivamente Pedro Paulo Zahluth Bastos -Professor Associado do Instituto de Economia e pesquisador do Cecon-UNICAMP, ex-professor visitante na UC Berkeley; Ricardo Knudsen, Doutor em Química (USP), especialista em Design de Experimentos e Proprietário da KnudZen Consulting (Itália); André Luiz Passos Santos, Mestre em História Econômica (USP), ex-analista bancário aposentado; Henrique Sá Earp, Professor Doutor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, Mestre em Física Teórica (University of Cambridge) e PhD em Matemática (Imperial College London).

   

 

Mais Noticias

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Política de Privacidade